A BMW anunciou um investimento na casa dos 1000 milhões de euros na sua fábrica de motores em Steyr, na Áustria, até 2030. O objectivo é adaptar e ampliar o complexo onde há mais de quatro décadas anos se produzem os motores de combustão que equipam os modelos da BMW e da Mini para, a partir de 2025, produzir mais de 600.000 motores eléctricos por ano.

Um em cada dois veículos do BMW Group em todo o mundo hoje já tem um ‘coração’ construído em Steyr. A partir de 2025, também desenvolveremos e produziremos aqui a próxima geração de motores eléctricos e transmissão de forma integrada”, referiu Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da BMW AG responsável pela produção, no lançamento do projecto.

Este investimento na electromobilidade é apontado como o “mais importante” na história da fábrica austríaca desde o início da sua actividade, em 1979. “Vamos fazer mais de 600.000 e-drives por ano, mantendo uma elevada capacidade de produção de motores a gasóleo e a gasolina”, destacou o director da fábrica, Alexander Susanek. O mesmo acrescenta que, em 2030, cerca de metade dos actuais 4400 trabalhadores do complexo vão estar exclusivamente focados nas unidades motrizes eléctricas.

Além de fabricar os principais componentes para a motorização eléctrica (rotor, estator, transmissão, inversor e estrutura de suporte), em duas novas linhas de montagem que vão exigir a adaptação do complexo e a criação de novos espaços – num investimento orçado em 710 milhões de euros até 2030 só na área de produção, que será ampliada em cerca de 60.000 m2 -, Steyr vai também dedicar-se ao desenvolvimento dos motores destinados a mover a nova geração de eléctricos da BMW, denominada “Neue Klasse”.

De momento, um terço dos 700 elementos da equipa de desenvolvimento já se concentra exclusivamente em motorizações eléctricas, mas o consórcio alemão planeia investir qualquer coisa como 230 milhões de euros em “novos e-drives de elevado desempenho até 2030”. Nessa altura, a marca estima que 90% do pessoal de desenvolvimento já estará completamente dedicado à electromobilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR