O Presidente de Ruanda, Paul Kagame, disse nesta terça-feira que o controverso acordo com Londres para receber imigrantes ilegais deportados do Reino Unido ainda pode ser aplicado, e com outros países também, dados os “falhanços” que o sistema de asilo apresenta.

O governo britânico decidiu enviar para o Ruanda requerentes de asilo que chegaram ilegalmente ao país, alegando querer coibir travessias ilegais do canal da Mancha, mas o primeiro voo foi bloqueado em 14 de junho por uma decisão de emergência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Ruanda prepara hotel histórico para receber refugiados deportados do Reino Unido

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Considero que o acordo ainda está em vigor e pode ser aplicado”, defendeu Kagame numa videoconferência no Fórum Económico do Qatar em Doha.

“Não somos novatos no assunto”, continuou o Presidente ruandês, recordando que o seu país acolheu mais de 100 mil refugiados durante décadas.

A maioria dos ruandeses teve a experiência de ser refugiado em algum momento das suas vidas. Sabemos o que isso significa e estamos a fazer isso pelas razões certas”, acrescentou.

Paul Kagame mencionou designadamente a receção de mais de 1.000 líbios em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

“O acordo com o Reino Unido está ligado a esta experiência. Não há dúvida de que o sistema de asilo tem falhas e precisa de soluções inovadoras, e estamos felizes em contribuir para essas soluções“, disse o Presidente ruandês, acreditando que poderia ser adotado por outros países.

Muito criticado pela ONU e organizações não-governamentais, o plano de Londres de enviar requerentes de asilo que chegaram ilegalmente ao Reino Unido para o Ruanda (a mais de 6.000 quilómetros de distância) é muito popular entre o eleitorado conservador.

O país da África Oriental recebe a cimeira da Commonwealth na sexta-feira e no sábado.