O Presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, afirmou esta quarta-feira que o país está preparado para uma retaliação por parte da Rússia, depois de ter bloqueado a passagem por terra de bens sancionados pela União Europeia para o enclave russo de Kaliningrado.

Estamos preparados para algum tipo de retaliação por parte da Rússia, como a exclusão do sistema BRELL“, afirmou o líder da Lituânia. Este sistema permite a partilha de energia entre a Bielorrússia, a Rússia e os países do Báltico, conta a CNN.

Gitanas Nauseda assumiu, porém, não acreditar numa retaliação militar por parte de Moscovo, uma vez que a Lituânia é um país membro da NATO.

Seria benéfico que a Comissão Europeia explicasse algum do conteúdo das sanções às autoridades russas, provavelmente removeria alguma da tensão que paira atualmente”, concluiu.

No sábado, a Lituânia bloqueou o transporte terrestre para o exclave de Kaliningrado de bens sancionados pela União Europeia, comprometendo o transporte de carvão, cimento, metais e materiais de construção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, não excluiu uma resposta fora do campo diplomático perante o bloqueio da Lituânia aos produtos sancionados.

Uma das grandes questões tem passado por saber se a resposta poderia ser exclusivamente diplomática. A resposta é: não. A resposta não será diplomática, mas prática“, afirmou a porta-voz, citada pela agência Reuters.

Kaliningrado. Governo da Lituânia garante não estar a aplicar qualquer “sanção unilateral” à Rússia

Esta terça-feira, em resposta ao Observador, o Governo lituano garantiu não estar a aplicar “qualquer sanção unilateral” contra a Rússia no bloqueio parcial a Kaliningrado. “Lituânia aplica as medidas da UE”, explicou o MNE.