O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Lituânia garantiu, esta terça-feira, que não está a aplicar “qualquer sanção unilateral” contra a Rússia após o bloqueio parcial ao transporte de mercadorias para o enclave de Kaliningrado. Em resposta ao Observador, a diplomacia do país báltico assinalou também que o trânsito por via terrestre da “região de Kaliningrado para outras partes da Federação Russa” não foi “interrompido” nem “banido”.

O governo da Lituânia explicou que, em parceria com outros Estados-membros da União Europeia, está apenas a aplicar as “medidas restritivas” decretadas por Bruxelas após as “ações desestabilizadoras da Rússia na Ucrânia”. Algumas das sanções incluem a proibição da circulação de certas mercadorias oriundas de Moscovo que “estão proibidas de entrar na União Europeia”. 

“A 15 de março de 2022, a União Europeia adotou o quarto pacote de sanções contra a Rússia, impondo uma proibição à importação de produtos de ferro e aço”, precisou o Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano, acrescentando que a 17 de junho terminou o período de adaptação decorrente de antigas “obrigações” contratuais, o que motivou o bloqueio parcial. “A Lituânia está a aplicar as medidas restritivas da União Europeia em conformidade com as regulação do Conselho e consultando a Comissão Europeia.”

Lituânia bloqueia parcialmente trânsito de mercadorias para enclave russo de Kaliningrado. Kremlin promete retaliação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, já veio confirmar que o país báltico está apenas a cumprir as diretivas europeia: “A Lituânia não adotou quaisquer restrições unilaterais ou nacionais. Não é verdade. Aplica sanções da UE”. “O trânsito terrestre entre a Rússia e Kaliningrado não foi interrompido nem proibido. O trânsito de passageiros e mercadorias continua. Não há bloqueio”, assegurou Josep Borrell.

Porém, a Rússia voltou esta terça-feira a ameaçar a Lituânia. Um dos aliados de Vladimir Putin e o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, afirmou que a população lituana sofrerá um “impacto muito negativo” se o bloqueio não for imediatamente levantado. “A Rússia certamente responderá a esta ação hostil. Medidas apropriadas estão a ser trabalhadas num formato entre vários departamentos e serão tomadas num futuro próximo”, reforçou.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, apontou ainda o dedo à União Europeia, frisando que Bruxelas está a aumentar uma “escalada de tensão” com o bloqueio parcial à passagens de mercadorias até Kaliningrado. “Exigimos uma restauração imediata do trânsito para Kaliningrado. Caso contrário, seguir-se-ão represálias”, ameaçou.

Lituânia aplica sanções da União Europeia ao limitar trânsito para Kaliningrado, afirma Borrell

Por sua vez, Josep Borrell acusou a Rússia de, com estas declarações, estar a difundir “propaganda”. Ainda assim, o responsável diplomático de Bruxelas advertiu que a Europa deve estar “preocupada” com o anúncio russo de “medidas de retaliação”.

A Lituânia bloqueou, no passado sábado, o trânsito de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado. O transporte de carvão, metais e materiais de construção para o território ficou comprometido.