Este é um texto com um final feliz. Um menino de 8 anos esteve desaparecido durante mais de uma semana e foi encontrado, com vida, dentro de um esgoto. O caso aconteceu em Oldenburg, localizada no noroeste da Alemanha.

No último sábado, a cidade do estado de Nidersachse acordou mais descansada. A polícia local anunciava, via Twitter, que Joe tinha sido resgatado. “Estamos realmente felizes”, contava o porta-voz da polícia Stephan Klatte, citado pelo jornal Welt.

Segundo um comunicado oficial daquela força policial, “às 6h22 um pedestre” localizou Joe — cujo apelido não foi divulgado, seguindo a legislação alemã — a cerca de 300 metros da sua casa, depois de “ouvir ruídos vindo de uma tampa de esgoto”. O cidadão rapidamente alertou as forças de segurança que, prontamente, “abriram a tampa e encontraram o menino ileso”. No momento, a criança estava “nua, em hipotermia e desidratada”, escreve a Euronews.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sua roupa foi encontrada, posteriormente, noutro ponto do esgoto, “num cano com cerca de 60 centímetros de diâmetro”, reporta a NDR. Através de outro comunicado, a polícia germânica atribuiu “inequivocamente” as peças encontradas “ao menino de oito anos, pois eram as mesmas que Joe usava antes de desaparecer“.

Cleo Smith. Criança de quatro anos que estava desaparecida na Austrália encontrada com vida

Joe sofre de uma deficiência mental e desapareceu durante a tarde de 17 de junho, quando foi avistado pela última vez. Rapidamente, a polícia acionou os meios de busca, apoiando-se em “cães, drones e helicópteros”, de acordo com o que apurou o Spiegel. Dezenas de voluntários também se juntaram neste procura da criança. Dois dias antes de ser encontrado, “a polícia ainda falava em indícios de crime”, diz o mesmo jornal.

Sabe-se agora que essa opção foi descartada e as forças de segurança pública consideram que “Joe se arrastou por um cano para o sistema de esgoto no dia de seu desaparecimento e perdeu a orientação após vários metros”.

O menino confirmou à polícia essa suposição. Ainda assim, as autoridades “não têm evidências de que Joe possa ter ficado fora” do esgoto “durante os oito dias”. Por esclarecer está ainda como é que a criança sobreviveu durante esse tempo, o que comeu e bebeu, por exemplo. Joe ainda não foi interrogado pela polícia.

Durante as buscas, algumas testemunhas contaram ter avistado a criança “na companhia de uma pessoa desconhecida”, mas essa pista não foi confirmada, estando agora descartada a hipótese de “negligência de terceiros”.

Criança desaparecida há dois anos foi afinal raptada pelos pais biológicos. Foi encontrada debaixo das escadas