As moradias exclusivas na Quinta do Lago, no Algarve, lar de celebridades como Roman Abramovich, Duncan Bannatyne, John Terry e Steven Gerrard, foram atingidas pelas chamas, avançou o jornal britânico Daily Mail.
O empresário escocês Duncan Bannatyne revelou, através da rede social Twitter, que teve de abandonar a sua casa depois de as chamas se terem espalhado pelo resort onde atualmente reside.
https://twitter.com/DuncanBannatyne/status/1547296073022115841?s=20&t=J074Pv7n14byecn_XMCIMg
As imagens partilhadas mostram o cenário de terror, onde é possível observar a destruição de campos de golfe, palmeiras a arder e turistas a tentar fugir.
O jornal britânico relata os momentos de aflição vividos por João Anastácio, de 63 anos. O morador disse que permaneceu no interior da sua casa com uma toalha molhada sobre a cabeça enquanto o fogo lavrava em Ansião.
A agência Reuters avança que, em Leiria, mais de 3.000 hectares foram queimados até agora e que as principais auto estradas e ruas secundárias estiveram bloqueadas devido à dificuldade ao combate ao fogo.
Já o Daily Mirror dá conta do pedido de ajuda de Gareth Southgate, ex-jogador de futebol do Newcastle e da seleção inglesa que, atualmente, está de férias em Vilamoura. “Isto é inacreditável”, disse a lenda inglesa, revelando que as chamas chegaram perto da casa de férias de Gareth Southgate, atual selecionador inglês.
Por seu turno, o The Guardian noticiou os incêndios de Ourém e Carrazeda de Ansiães, através de fotografias e um vídeo.
Europa em chamas
Portugal não é o único país europeu a lutar contra as chamas. O calor provocou também incêndios em Espanha, França, Turquia e Croácia.
A maior parte da Espanha foi colocada em alerta máximo na quarta-feira, e a AEMET disse que algumas regiões estavam a “sufocar”, especialmente na Andaluzia mais afetada do sul, Estremadura no sudoeste e Galiza no noroeste. Cerca de 600 bombeiros têm lutado contra as chamas na região, auxiliados por aviões com água.
Espanha em alerta devido a temperaturas máximas acima dos 45 graus
Em França, de forma a limitar o risco de incêndio acidental, algumas cidades fizeram alterações às celebrações do Dia da Bastilha, celebrado esta quinta-feira.
Na Grécia, duas pessoas morreram depois de um helicóptero de combate a incêndios com quatro membros da tripulação a bordo ter caído no mar, disse na quinta-feira a guarda costeira e os bombeiros.
Entretanto, na Turquia, os bombeiros lutavam para conter as chamas, alimentadas por ventos fortes que se espalharam pelas áreas residenciais durante a noite.
O ministro turco Vahit Kirisci confirmou que as investigações preliminares mostraram que o incêndio deflagrou num transformador eléctrico por volta do meio-dia de quarta-feira.