A aplicação do Facebook vai mudar para acomodar uma nova secção, chamada Feeds, onde os utilizadores vão poder escolher que tipo de conteúdo querem ver — publicações recentes de amigos, favoritos, páginas ou grupos.

Segundo o anúncio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a empresa que controla o Facebook, esta mudança — que até é vista como uma espécie de regresso às origens da rede social — pretende responder a um dos principais pedidos dos utilizadores. “Uma das funcionalidades mais pedidas para o Facebook é a de garantir que as pessoas não perdem as publicações dos amigos. Por isso hoje estamos a lançar um separador Feeds para que consigam ver publicações dos amigos, grupos, páginas e mais de forma separada e em ordem cronológica.”

Há duas grandes diferenças na informação apresentada nestes separadores: não haverá conteúdos recomendados – como sugestões de publicações de páginas que não segue – e a informação é apresentada por ordem cronológica.

A empresa refere que alguns utilizadores vão começar a notar as diferenças já a partir desta quinta-feira, vendo no topo da aplicação um atalho para o separador Feeds, caso utilize o sistema operativo Android. A partir daí será possível escolher se o utilizador quer navegar entre o feed dos favoritos, de amigos ou nas páginas e grupos. No Facebook para iOS esta funcionalidade vai estar num sítio diferente, na parte inferior da aplicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa antecipa que, ao longo da próxima semana, as atualizações na aplicação já estejam disponíveis globalmente. Os separadores na barra de atalhos deverão ser alterados consoante aquilo que é mais usado por cada utilizador, mas também pode ser personalizado a gosto para ter sempre a mesma disposição.

“A aplicação continuará a abrir com um feed personalizado no separador Home, onde o nosso motor de descoberta vai recomendar conteúdos” que a empresa acha que vão ao encontro do perfil do utilizador. “Mas o separador Feeds vai ser uma forma de personalizar e controlar a experiência ainda mais”, defende Mark Zuckerberg.

Com a introdução do espaço Home, aquilo que se vê primeiro ao abrir a aplicação, a rede social quer dar sugestões de espaço vai passar a incluir outras funcionalidades do universo do Facebook, como os vídeos Reels ou histórias. A empresa refere que vai ficar atenta nos próximos meses aos comentários dos utilizadores sobre estas mudanças.