Com a Rússia cada vez mais isolada devido à guerra na Ucrânia, o Kremlin estará interessado em conquistar novos aliados. De acordo com a BBC, será pelo menos essa a intenção que está na base de uma viagem ao continente africano feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov.

Esta espécie de digressão de Lavrov, que passará por vários países, tem no Egito o primeiro ponto de paragem. A BBC refere que o governante russo esteve no Cairo, com o objetivo de reunir-se com o homólogo egípcio, Sameh Shoukry.

Numa conferência de imprensa conjunta citada pelos meios internacionais, Lavrov acusou o Ocidente de estar a prolongar o conflito. E, mais uma vez, voltou a acusar Kiev de não demonstrar interesse em negociar a paz. “Não temos qualquer preconceito contra continuar as negociações num leque mais alargado de questões, mas isso não depende de nós, porque as autoridades ucranianas – a começar no Presidente e até aos seus vários e incontáveis conselheiros – dizem repetidamente que não haverá conversações até a Ucrânia derrotar a Rússia no campo de batalha”, diz a BBC, citando o governante russo.

E foi, durante a conferência de imprensa que Sergei Lavrov garantiu que a Rússia continua comprometida em cumprir com o desbloqueio da exportação de cereais. “Reafirmamos o compromisso de os exportadores de cereais russos cumprirem com os seus compromissos”, disse Lavrov, um dia depois de as forças russas terem atacado o porto de Odessa, garantindo que o bloqueio aos portos ucranianos foi levantado. Reafirma, no entanto, a necessidade da Ucrânia desminar os portos e praias. “Há vários navios que estão retidos nestes portos devido ao perigo destas minas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A viagem de Lavrov passará ainda pela Etiópia, pelo Uganda e pelo Congo. Esta viagem acontece num momento em que vários países africanos já estão a sentir as consequências da crise global alimentar, uma vez que a Ucrânia e a Rússia fornecem mais de 40% do trigo que chega ao continente africano.

No caso do Egito, por exemplo, a Ucrânia tem um maior peso enquanto fornecedor de cereais do que a Rússia. De acordo com dados do Banco Africano de Desenvolvimento, em 2019 o Egito importou 3,62 milhões de toneladas de trigo.

A viagem de Lavrov poderá ter o intuito de convencer este país de que poderá ser mais beneficiado se escolher um dos lados deste conflito. O Egito tem já laços de relevo com a Rússia – além do trigo, o país de Vladimir Putin é também um fornecedor de armamento.

Papa Francisco tem um “grande desejo de ir a Kiev”