Os Presidentes chinês e norte-americano tiveram esta quinta-feira uma conversa telefónica. Um dos principais temas de conversa entre Xi Jinping e Joe Biden foi a situação em Taiwan.

O chefe de Estado chinês avisou Biden para não “brincar com o fogo” relativamente a Taiwan, tendo o Presidente norte-americano ripostado que a posição dos EUA sobre Taiwan “não mudou” e que o país continua a opor-se “firmemente” a qualquer esforço unilateral para alterar o estatuto daquele território.

A versão dos EUA, em prol da “paz e estabilidade” em Taiwan

A conversa de Biden com Xi Jinping é a quinta desde que o Presidente norte-americano tomou posse em janeiro de 2021 e acontece num momento em que se fala de uma possível visita à ilha de Taiwan da líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, em agosto, situação que está a intensificar a tensão entre Estados Unidos e China.

Pelosi ainda não anunciou oficialmente nenhuma viagem a Taiwan, território que Pequim reivindica como uma província separatista a ser reunificada pela força caso seja necessário, mas o Governo chinês tem vindo a alertar que responderá com “medidas fortes” se a visita se confirmar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

China não quer Nancy Pelosi em Taiwan e ameaça com “medidas resolutas e fortes” se viagem se concretizar

De acordo com a Casa Branca, o Presidente norte-americano terá transmitido ao seu homólogo chinês que “os Estados Unidos opõem-se firmemente aos esforços unilaterais para alterar o estatuto ou ameaçar a paz e estabilidade no estreito de Taiwan”, que separa a China da ilha.

Ainda segundo a administração norte-americana, a chamada durou mais de duas horas. Entre os assuntos discutidos estiveram, além da situação em Taiwan, os diferendos comerciais que existem entre os dois países.

A versão da China: “Aqueles que brincam com o fogo…”

Uma conversa “sincera e aprofundada”. É assim que a descrevem os media estatais chineses, que também avançam que, durante a conversa telefónica, Xi Jinping avisou Joe Biden para não “brincar com o fogo” em relação a Taiwan.

Aqueles que brincam com o fogo acabam por se queimar”, disse o chefe de Estado chinês ao homólogo norte-americano, citado pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua (Nova China).

“Espero que o lado americano compreenda isto perfeitamente”, acrescentou.

Segundo a agência estatal, “os dois Presidentes consideraram que a sua conversa telefónica foi sincera e aprofundada”.