Lembra-se do Tesla Roadster, que foi apresentado em 2017 e, na altura, prometido para 2020? Desde então tem vindo a derrapar sucessivamente, com a marca norte-americana agora a apontar o seu lançamento para o próximo ano. Pois bem, a Polestar também está a preparar um roadster a bateria e seguiu a mesma receita do fabricante norte-americano, no que toca à estratégia comercial: mal confirmou a passagem à produção, abriu de imediato as encomendas e, tal como o Roadster da Tesla, vai ter uma edição limitada de lançamento, mais enriquecida em termos de equipamento e mais exclusiva. Mas tudo isto está a quatro anos de ser uma realidade e só se não houver derrapagens pelo meio…

Ainda não é conhecida a versão definitiva do roadster eléctrico que terá por base o protótipo O2, mas a Polestar já confirmou o nome com que passará à produção e quando tal está programado. O futuro descapotável de “elevadas prestações” será comercialmente designado como Polestar 6 e, apesar do seu lançamento no mercado só estar previsto para 2026, as reservas estão desde já abertas no site da marca.

Garantir, com quatro anos de antecedência, “um slot de produção” para o Polestar 6 LA Concept edition exige o desembolso imediato de 25.000 dólares (24.908€ à cotação de hoje), valor que pode ser devolvido ao potencial comprador, caso este desista da aquisição. Como seria de esperar, o preço do futuro Polestar 6 está longe de estar fechado, embora as estimativas do construtor sueco apontem para um valor final em torno de 200.000 dólares, cerca de 199.300€. Com a ressalva de que esta previsão está, naturalmente, sujeita a alterações.

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Em troca, a marca detida pela Volvo e pela Geely – que, por sua vez, é dona da Volvo – anuncia um 2+2 eléctrico com até 650 kW de potência (884 cv) e 900 Nm, fornecidos por dois motores (um por eixo), os quais serão alimentados por uma bateria cuja capacidade ainda não foi revelada, embora a Polestar aponte para um alcance entre recargas na ordem dos 600 km. O carregamento ultra-rápido será uma das vantagens do Polestar 6, cortesia de um sistema eléctrico a 800V, tal como já foi confirmado para o Polestar 5.

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O descapotável com tejadilho rígido vai ser “construído na exclusiva plataforma de alumínio soldado da Polestar”, prometendo passar pela barreira dos 100 km/h em 3,2 segundos, para depois poder cavalgar até aos 250 km/h, a velocidade máxima a que está limitado. A cumprirem-se estas prestações, o roadster de “elevado desempenho” da Polestar fica muito aquém de um outro concorrente, proposto por valores muito similares, mas com um conjunto de argumentos bem mais entusiasmantes. Referimo-nos, de novo, ao Tesla Roadster que ao invés dos 250 km/h do Polestar 6 (em 2026), anuncia mais de 400 km/h de velocidade máxima, o que possivelmente atingirá três anos antes do Polestar 6 chegar. Com o eléctrico norte-americano, os 0-100 km/h também ficam para trás muito mais depressa (1,9 segundos contra 3,2), prestações só possíveis porque o Roadster, à partida, vai jogar no campeonato dos hiperdesportivos, montando três motores eléctricos (um à frente e dois atrás), alimentado por uma bateria de 200 kWh de capacidade, para poder percorrer 1000 km entre visitas ao posto de carregamento. A autonomia é outro dos pontos onde o descapotável da Tesla ganhará ao da Polestar (600 km), quando aparecer.

No entanto, apesar daquilo que separa estes dois roadsters eléctricos, ambas as marcas estão alinhadas no preço. Recorde-se que o Tesla Roadster abriu as reservas com um preço de 200.000 dólares para a versão standard e de 250.000 dólares para a Founders Series. No primeiro caso, contra o desembolso de 50.000 dólares e, no segundo, exigindo o pagamento integral. E quem avançou o dinheiro continua à espera, se ainda não desistiu dessa compra.