A Skoda prepara-se para dar um passo em frente na sua estratégia. A marca checa faz evoluir a sua linguagem estilística, trocando-a por outra mais moderna e actual, o que se justifica num momento em que está em vias de concretizar uma aposta ainda mais forte na mobilidade eléctrica. E para materializar essa nova imagem, nada melhor do que revelar um protótipo que vai passar à produção em série em 2026, assumindo-se como um SUV topo de gama, de grandes dimensões exteriores e interiores, a que associa uma autonomia muito generosa.

6 fotos

Denominado Skoda Vision 7S, torna-se evidente que um dos maiores trunfos do novo SUV é o seu habitáculo. Não há nada em comum com os modelos actuais, com um tablier mais minimalista, mas sem parecer “pobre” , recorrendo a um grande ecrã central vertical com 14,6” (que também pode passar a horizontal) e, sobretudo, espaço para sete passageiros, a contar com o condutor. O protótipo revela uma distribuição de lugares pelas três filas 2+3+2, mas o espaço central da segunda fila está reservado a uma cadeira de bebé, instalada virada para trás, como já tínhamos aqui avançado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Skoda apresenta no fim de Agosto SUV de 7 lugares

Apesar de recorrer à plataforma MEB, a mesma que utiliza no seu único modelo eléctrico, o Enyaq iV, as maiores dimensões do Vision 7S permitem-lhe instalar na plataforma um pack de baterias com uma capacidade de 89 kWh, em vez dos actuais 82 kWh. E é este pack ligeiramente mais generoso que, de acordo com o construtor checo, lhe permite anunciar uma autonomia “superior a 600 km”, o que certamente agradará aos potenciais clientes.

2 fotos

Além de uma maior bateria, o Vision 7S viu incrementada a sua potência de recarga, para reduzir o tempo despendido enquanto se armazena energia para continuar a viagem. Em vez dos 135 kW de potência que aceita o Enyaq iV, o protótipo Vision 7S promete 200 kWh, o que deixa antever novas e mais eficientes células, capazes de lidar com temperaturas mais elevadas, ou a usufruir de sistemas de refrigeração mais eficazes.