Siga aqui o liveblog da guerra na Ucrânia

O inverno será longo“, avisa a Gazprom numa curta produção em vídeo que foi divulgada nas redes sociais e que mostra aquilo que, na visão da gasífera russa, irá acontecer na Europa se o fornecimento de gás natural continuar suspenso: uma espécie de “idade do gelo” a congelar as principais cidades europeias.

A banda sonora é melancólica e as imagens são assombrosas. No início do vídeo, que tem menos de dois minutos, um funcionário de um gasoduto roda um botão, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio – o que faz a pressão do gasoduto dirigir-se para zero. Aí, a imagem salta para uma recriação, feita por computador, de algumas cidades europeias tomadas pelo frio, de Bruxelas a Londres.

O vídeo foi partilhado no Twitter por um conselheiro do governo ucraniano, Anton Geraschenko, que pergunta de forma retórica: “Eles acham mesmo que podem matar milhares de ucranianos, capturar territórios de outro país e a Europa vai fingir que não vê, só porque tem medo de uma chantagem usando o gás natural?”, pergunta.

A banda sonora melancólica é da autoria do compositor Yuri Vizbor e acompanhada pela voz Varvara Vizbor, não tendo sido escrita propositadamente para o vídeo. A letra da canção fala de um “inverno longo e frio”: “O inverno será longo/Olha só atrás do rio/O outono morre lentamente/E acena com a mão amarela/Ao esmagar a neve/O sol alcançará a primavera/E o inverno será longo/Apenas crepúsculo e neve.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo foi divulgado depois de a russa Gazprom não ter reatado o fornecimento de gás natural russo através do gasoduto Nord Stream 1, no sábado passado, como se esperava (parcialmente). Moscovo veio esta segunda-feira culpar os países do Ocidente, considerando a interrupção do Nord Stream 1 uma consequência das sanções e dando a entender que o fornecimento não será reiniciado a menos que as sanções sejam levantadas.

Preços do cobre e outros metais industriais afundam, sinalizando risco de recessão global

Texto atualizado às 22h39