O Ferrari Purosangue pode ser um SUV, mas é igualmente um desportivo capaz de rivalizar com os melhores coupés do mercado. Tudo fruto de montar o tradicional V12 atmosférico da marca italiana, que nesta versão debita 725 cv, o que lhe permite atingir 310 km/h e assumir-se como o SUV mais potente do mercado.

O Purosangue é fiel ao que as primeiras fotos libertadas na Internet pareciam revelar. Parece pequeno, mas tem praticamente cinco metros de comprimento (na realidade 4,97 m), o que não o impede de mostrar linhas fluídas, uma frente afilada estilo coupé, aliada a uma traseira curta, mais uma vez similar à que caracteriza os modelos desportivos. O último toque é a ausência de fechos nas portas traseiras, não por estarem dissimulados no pilar traseiro, mas porque estas abrem ao contrário (da frente para trás, tipo porta suicida), colando ainda mais este SUV da marca do Cavallino Rampante aos coupés da marca de duas portas da marca.

2 fotos

Por dentro, o Purosangue oferece quatro lugares, com dois bancos atrás individuais e envolventes, similares aos anteriores. A distância entre eixos (3,088 m) é suficientemente generosa para garantir o espaço necessário para alojar as pernas de quem se senta atrás, afastando o trauma dos coupés 2+2, em que quem vai atrás parece viajar com os joelhos na boca. E se o habitáculo serve facilmente uma família de quatro, a bagageira com 473 litros não terá problemas em acolher a respectiva bagagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A motorizar esta bomba, ainda que substancialmente mais espaçosa do que o habitual, para um Ferrari, está o V12 da casa, com 6,5 litros e atmosférico, para deixar ouvir os seus garbosos 725 cv. E por muito pesados que sejam os passageiros, bem como as suas bagagens, os 716 Nm de força que o motor fornece convertem as acelerações num prazer e as ultrapassagens numa brincadeira. Daí que a Ferrari anuncie mais de 310 km/h de velocidade máxima, bem como 3,3 segundos de 0-100 km/h. Excelentes valores, mas que não colocam o Purosangue claramente à frente do Lamborghini Urus Performante, cujo motor sobrealimentado 4.0 V8 debita 666 cv, mas atinge 306 km/h, depois de passar pelos 100 km/h ao fim dos mesmos 3,3 segundos.

12 fotos

E se o SUV da Ferrari acelera com uma agilidade incrível, consegue parar de forma ainda mais surpreendente. Tudo porque o seu peso é de apenas 2033 kg, o que torna possível travar de 100 km/h para zero em somente 32,8 metros, necessitando de 129 m para repetir a proeza a partir dos 200 km/h.

O novo Purosangue será proposto a partir de 390.000€ antes de impostos, ou seja, ligeiramente acima dos coupés da marca equipados com este mesmo motor V12. O SUV assume-se ainda como o primeiro modelo com quatro portas do exclusivo fabricante de Maranello, com características familiares.