A libra esterlina afundou esta segunda-feira para mínimos históricos face ao dólar, caindo também face ao euro (para mínimos de dois anos), depois de o ministro das Finanças de Liz Truss, Kwasi Kwarteng, ter anunciado que o governo britânico irá aplicar os maiores cortes de impostos dos últimos 50 anos, ao mesmo tempo que se aumentam as previsões de despesa pública.

Com a oposição trabalhista a alertar que estas duas decisões, em simultâneo, vão levar a uma forte quebra do valor da moeda, a libra esterlina esteve a cair mais de 4%, depois de já ter baixado 2,6% na sexta-feira – ronda os 1,03 dólares.

Nas últimas semanas o valor da libra já tem vindo a ser penalizado pela vaga de dados económicos pouco animadores no Reino Unido, ao passo que do outro lado do Atlântico o dólar tem vindo a ser impulsionado pelas subidas de taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA.

A forte descida do valor da libra está a gerar alguns rumores de que o Banco de Inglaterra poderá convocar uma reunião extraordinária para anunciar subida das taxas de juro (mais uma, depois da anunciada na semana passada) como forma de tentar conter a desvalorização cambial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR