A procura por voos privados de Moscovo para o estrangeiro disparou desde que a Rússia ordenou uma mobilização parcial para a guerra da Ucrânia, noticia o jornal The Guardian.

Os principais destinos são a Arménia, o Azerbaijão e a Turquia, países que não exigem visto de entrada a cidadãos russos. O preço por um lugar num destes voos varia atualmente entre os 22 e os 28 mil euros, segundo o jornal.

“A situação neste momento está completamente louca”, declarou Yevgeny Bikov, diretor da empresa Your Charter. “Costumávamos ter 50 pedidos por dia. Agora temos cinco mil.” Também Eduardo Simonov, da empresa FlightWay, diz que a procura cresceu “50 vezes” nos seus voos com destino à Arménia, Turquia, Cazaquistão e Dubai.

Apesar dos preços elevados não são apenas os mais ricos que estão a procurar estes serviços. Segundo o The Guardian, há empresas a alugar aviões privados para levar todos os seus funcionários que possam ser mobilizados para fora do país. “Estamos a ter um base de clientes completamente nova, tanto empresas como cidadãos que nunca antes tinham utilizado um voo privado”, explica Simonov.

A procura tem aumentado continuamente nos últimos dias, à medida que o tráfego nas fronteiras se acentua, com milhares de pessoas a tentarem sair do país. Questionado pelos jornalistas sobre se o Kremlin está a ponderar ordenar o fecho de fronteiras, o porta-voz Dmitry Peskov negou para já esta possibilidade: “Neste momento, não foi tomada nenhuma decisão sobre isto”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR