Kathaleen McCormick, a juíza do tribunal de Delaware que tem em mãos o processo do Twitter, decidiu adiar o julgamento, que estava marcado para começar a 17 de outubro. A decisão é uma surpresa, especialmente depois de, na quarta-feira, a juíza garantir que o julgamento ia arrancar nessa data, a menos que alguma das partes manifestasse intenção de desistir.

Na terça-feira, Elon Musk mudou de ideias e anunciou que tinha regressado à intenção de comprar o Twitter por 54,2 dólares por ação, o que totaliza 44 mil milhões de dólares. Na noite desta quinta-feira, a juíza anunciou que o julgamento fica adiado, dando alguma margem às duas partes para concluírem o negócio.

A juíza McCormick determinou que Musk terá de fechar o negócio até 28 de outubro, daqui a cerca de três semanas. Caso a aquisição não esteja concluída nessa data, o julgamento volta a estar de pé. De acordo com o Wall Street Journal, a juíza indicou que terão de ser o Twitter e Elon Musk a contactá-la para marcar uma nova data de julgamento, já em novembro.

Apesar de Musk ter voltado ao plano inicial, oferecendo o mesmo preço pelo Twitter, alguns dos responsáveis da rede social estarão agora mais desconfiados. Afinal, menos de dois meses após fazer a proposta de aquisição do Twitter, Musk desistiu da compra, que agora iria ser debatida em tribunal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De um lado, alguns acionistas da rede social já vieram pedir mais garantias para acautelar um cenário de Musk voltar a desistir da compra ou não conseguir o financiamento necessário, pedindo um depósito mais substancial. Do outro, as indicações de Musk sobre prazos não estarão a agradar à rede social. Esta quinta-feira, Musk comunicou ao mercado que espera ter o financiamento para fechar o negócio por volta de 28 de outubro. A comunicação mereceu uma resposta por parte do Twitter: “é um convite a mais travessuras e atrasos”.

O Twitter defendeu que Musk não devia estar a apontar para essa data, mas sim para “o mais tardar 10 de outubro”. O Wall Street Journal recorda que o acordo entre as duas partes determina que o negócio deve ficar fechado o mais tardar após o segundo dia útil após as condições da transação ficarem fechadas. Segundo o Twitter, isto aconteceu ainda em setembro.

E, do lado da rede social, chegou ainda outro pormenor sobre as possíveis intenções de Musk: um dos bancos que vai emprestar dinheiro ao homem mais rico do mundo para este negócio ainda não terá recebido indicação de Musk sobre a vontade de fechar a transação.

Mudança de ideias, tentativas de baixar o preço ou investidores a roer a corda. Musk quer novamente o Twitter, mas compra gera incerteza