Os Centros de Controlo e Prevenção da Doença norte-americanos (CDC) contrataram a mesma empresa de comunicação que já trabalhava com a farmacêuticas Pfizer e Moderna, reportou The Disinformation Chronicle. A empresa, chamada Weber Shandwick, respondeu ao Daily Mail que tem formas de evitar potenciais conflitos de interesse.

A empresa presta serviços ao Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias dos CDC desde, pelo menos, março de 2021, mas já em 2020 tinha recebido 50 milhões de dólares do governo norte-americano para uma campanha de sensibilização para a toma da vacina contra a gripe.

A Weber Shandwick trabalha com a Pfizer há quase 20 anos e com a Moderna desde 2020, duas empresas rivais que lucraram milhares de milhões de dólares com as vacinas contra a Covid-19. O potencial conflito de interesse surge porque a empresa de comunicação trabalha também com a promoção da vacinação para os CDC.

Por trabalhar com várias empresas farmacêuticas concorrentes e com um organismo público, a empresa respondeu ao Daily Mail: “Quando trabalhamos para organizações do mesmo sector, temos um processo de verificação e mitigação exaustivo para evitar conflitos, incluindo revisão jurídica, equipas distintas e separadas e fortes protocolos de confidencialidade”. Já o CDC não prestou declarações sobre o assunto, de acordo com os dois órgãos de comunicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR