O Presidente francês considerou este sábado que “o acordo histórico” entre Israel e Líbano para definir as fronteiras marítimas permitirá a ambos os países explorar devidamente os recursos de gás existentes nas respetivas águas, citado pela EFE.

“Este é um exemplo para a região, na medida em que o desejo de alcançar um acordo pode ter resultados numa negociação exigente e cordial”, disse Emmanuel Macron, num comunicado do Palácio do Eliseu.

Macron falou neste dia por telefone com o primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, o Presidente libanês, Michel Aoun, e o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati. O chefe de Estado francês fez votos para que ambos os países implementem o acordo.

“Este é um passo importante para a paz em Israel, Líbano e no resto dos países e povos da região”, refere a nota presidencial.

Após meses de negociações intermitentes e com a intermediação dos Estados Unidos, Israel e Líbano, dois países desavindos, fecharam um acordo para encerrar a disputa por cerca de 840 quilómetros quadrados do Mediterrâneo, águas ricas em jazidas de gás.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR