Já se sabia que o ID.Buzz, que tão boa reacção obteve junto do público, não se iria ficar apenas por uma versão com cinco lugares, tracção traseira, 204 cv e uma bateria com uma capacidade de 77 kWh úteis (82 kWh brutos). A VW finalmente tranquilizou os espíritos mais irrequietos e revelou uns teasers em que confirma a chegada para breve das duas versões que faltavam: uma mais potente e com quatro rodas motrizes e uma segunda mais comprida e com espaço para sete passageiros.

Actualmente, o ID.Buzz tem um comprimento total de 4,712 m e uma distância entre eixos de 2,988 m, o que lhe permite anunciar um Cx de 0,29 e um peso de 2484 kg, para ainda assim anunciar em WLTP uma autonomia de 418 km, um consumo médio de 20,8 kWh/100 km e a capacidade de ir de 0-100 km/h em 10,2 segundos e alcançar um máximo de 145 km/h. Os que os teasers deixam antever é que se aproxima rapidamente uma versão mais comprida do ID.Buzz, maior tanto em comprimento total como na distância entre eixos.

A versão longa do ID.Buzz vai ser maior no comprimento total e entre eixos. Vai ainda montar dois motores para usufruir de tracção integral

O comprimento mais generoso vai permitir a montagem de sete lugares, em vez de apenas cinco, o que pode não fazer grande diferença para o mercado europeu, mas que certamente tornará o Pão de Forma eléctrico muito mais interessante para o mercado norte-americano. E, já que estava com a mão na massa, a VW encontrou uma forma de aproveitar o maior espaço na plataforma para incrementar a capacidade da bateria, o que já seria possível na versão normal do ID.Buzz, mas que na versão longa vai ainda mais longe. Em vez de apenas 77 kWh (ou 82 brutos), o Pão de forma a bateria vai poder alojar no seu interior um acumulador com 111 kWh. Isto deverá assegurar a esta nova versão uma autonomia próxima dos 600 km, o que será um cartão-de-visita considerável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A versão longa vai permitir ao ID.Buzz passar a oferecer um habitáculo com sete lugares, em vez dos actuais cinco

Além de um ID.Buzz maior e com mais autonomia, a VW revelou igualmente, através dos seus teasers, um Pão de Forma mais potente. Isto só é possível com a adopção de dois motores, um por eixo. Ou seja, uma versão GTX similar à disponível nos SUV já apresentados, nomeadamente o ID.4 e o ID.5.

O ID.Buzz GTX terá ao seu dispor uma potência total de 299 cv e uma força de 460 Nm, em vez dos originais 310 Nm. Isto deixa antever que a limitação da velocidade máxima deverá evoluir dos actuais 145 km/h da versão 2WD para 160 ou 180 km/h, como acontece com os restantes GTX. Os 0-100 km/h deverão ser ultrapassados em cerca de 7 segundos, o consumo médio anunciado subirá pelo menos até 21 kWh/100 km, com a autonomia garantida pela bateria de 111 kW a rondar os 560 km.