O R5 eléctrico, de que já aqui falámos, não só vive do ar “retro” do saudoso utilitário francês, como será ainda o primeiro “mini” da Renault concebido de raiz para ser eléctrico. Dada a importância do próximo Renault 5 a bateria, é natural que a marca francesa quisesse aproveitar o Salão de Paris, a decorrer esta semana, para chamar a atenção para a ocasião. Assim, nada melhor do que comemorar os 50 anos do R5 com um protótipo baseado no R5 Turbo, o modelo mais possante da gama, que agora surge alimentado por bateria.

13 fotos

Denominado R5 Turbo 3E, este concept foi concebido sobre um chassi tubular, coberto por uma carroçaria em material compósito, transparente em alguns locais e decorada de forma garrida noutros. O conjunto final, onde nem sequer falta uma imponente asa traseira, o correspondente exaustor e um evidente splitter frontal, faz recordar o R5 Turbo com que o saudoso Joaquim Moutinho venceu o Rali de Portugal em 1986.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Renault R5 Turbo 3E é um eléctrico com 380 cv

Em vez do motor 1.4 derivado do R4 L, mas soprado por um gigantesco turbocompressor, o R5 Turbo 3E eléctrico monta apenas um motor com 380 cv no eixo traseiro. E se está a questionar-se sobre o porquê da imensa asa posterior, pense na dificuldade que um modelo ligeiro terá em colocar no asfalto 700 Nm de torque. Mas a diversão proporcionada pelo protótipo parece estar assegurada, tanto mais que foi concebido como um carro de drift, em que andar atravessado é a palavra de ordem.

Confirmado! Novo R5 eléctrico à venda em 2022

Apesar de montar uma bateria com 520 kg e 42 kWh, o R5 Turbo 3E não pesa mais de 980 kg, o que demonstra o excelente trabalho realizado pelos técnicos da Renault. Com esta relação peso/potência, é natural que anuncie 0-100 km/h em 3,5 segundos, para depois estar limitado a 200 km/h para gerir o consumo de energia. Resta aguardar pelo R5 eléctrico, esperado para 2023, sempre com a esperança de que a Renault volte a ser o construtor ousado de outros tempos, e volte a conceber um desportivo do calibre deste R5 Turbo 3E. Certamente que deliciaria os fãs da marca.