Siga aqui o nosso liveblog sobre a Guerra na Ucrânia

Os pais divorciados ou que se tenham separado e não paguem a pensão de alimentos estão na mira dos recrutadores militares russos. O objetivo é enviá-los para a frente de guerra na Ucrânia.

Segundo o Telegraph, Margarita Simonyan, editora-chefe da Russia Today e uma das principais propagandistas do Kremlin, confirmou que os recrutadores estão a responder aos pedidos de mulheres para o envio para a Ucrânia de ex-companheiros que não pagam a pensão de alimentos.

Após uma reunião com o autarca de Sochi, Margarita Simonyan detalhou que o recrutamento dos pais que não pagam a pensão de alimentos já estava a ocorrer na cidade. “Primeiro, [o autarca] pegou na lista de empresas estrategicamente importantes para garantir que os seus funcionários não fossem recrutados. Depois, pediu uma lista daqueles que não pagaram a pensão de alimentos para os recrutar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Agora, eles não só cumprirão o seu dever com os filhos — pagando a sua pensão —, mas também cumprirão o seu dever para com a pátria”, afirmou Margarita Simonyan.

Ex-modelo fez pedido nas redes sociais

Deste modo, parte do dinheiro que os homens deveriam receber por estarem a combater na Ucrânia é entregue às suas ex-companheiras, de forma a compensá-las pelo não pagamento da pensão.

Uma das mulheres que pediu que o ex-marido fosse para a Ucrânia foi a ex-modelo russa, Dana Borisova. Nas redes sociais, a mulher de 46 anos pediu que os recrutadores enviassem o pai da filha para a linha da frente. “Conheço alguém que não paga a pensão de alimentos a viver perto de mim.”

“Infelizmente, ele ainda não foi convocado. Penso que seria extraordinário se ele mostrasse alguma responsabilidade. Se não é pela filha, pelo menos que seja pelo país”, escreveu Dana Borisova, citada pelo Telegraph.