Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O ex-Presidente russo Dmitry Medvedev já reagiu às declarações do secretário-geral da NATO, avisando a organização contra o envio de sistemas de defesa antiaéreos Patriot para a Ucrânia.

“Se, como Stoltenberg insinuou, a NATO fornecesse aos fanáticos ucranianos sistemas Patriot, juntamente com os países da NATO, tornar-se-iam imediatamente um alvo legítimo das nossas forças armadas”, escreveu no Telegram o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.

A Ucrânia tem pedido aos aliados ocidentais o envio de sistemas de defesa antiaéreos para proteger o território dos repetidos ataques russos, nomeadamente os Patriot. Estes sistemas são utilizados para destruir mísseis balísticos de curto alcance, aeronaves e mísseis cruzeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, os países membros da NATO prometeram reforçar o apoio não letal à Ucrânia, como combustíveis e geradores, mas não se comprometeram ainda com o envio dos sistemas Patriot pedidos pelos ucranianos. “Há um debate a decorrer“, explicou Stoltenberg durante uma conferência de imprensa após uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica, em Bucareste.

Sublinhando que a reunião de Bucareste “está a enviar uma forte mensagem de unidade da NATO e de apoio sustentado à Ucrânia”, Stoltenberg destacou que os Aliados fizeram neste dia “promessas adicionais” ao pacote de ajuda à Ucrânia ao nível de material não letal.

“Isto vai financiar apoio não letal urgente, incluindo combustíveis e geradores, ajudando a Ucrânia a lidar com as consequências dos ataques da Rússia a centrais de energia“, afirmou, sem detalhar o reforço.

O secretário-geral da NATO lembrou novamente que “uma paz duradoura só pode ser uma paz justa” e que a paz “não vai durar nem prevalecer se autocracia prevalecer sob a democracia e liberdade“.

“A maioria das guerras termina na mesa de negociação, muito provavelmente esta guerra vai também terminar na mesa de negociações. Mas o que também sabemos é que o que acontece nessa mesa está ligado à situação no campo de batalha. Pode parecer um paradoxo mas a realidade é que a melhor maneira de atingir uma paz duradoura na Ucrânia é providenciar apoio militar à Ucrânia”, frisou.

Para o líder da NATO, só desta forma é que o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, “vai entender que não pode atingir os seus objetivos no campo de batalha, vai ter que se sentar e negociar em boa-fé e fazer conceções sérias”, disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu esta terça-feira o apoio dos Aliados “mais rápido, mais rápido, mais rápido“, salientando a importância para o país de geradores e sistemas de defesa aérea, nomeadamente os sistemas Patriot.

Ministro das Relações Exteriores ucraniano pede apoio “mais rápido, mais rápido, mais rápido”

À semelhança da NATO, também os Estados Unidos estão a considerar a hipótese de enviar para a Ucrânia os sistemas Patriot, avançou um oficial norte-americano. “Estamos a avaliar todas as capacidades militares possíveis que podem ajudar os ucranianos a enfrentar os ataques russos, por isso todas as opções estão na mesa”, explicou a mesma fonte, citada pela CNN. A defesa aérea da Ucrânia é, garantiu, uma “prioridade” dos EUA.