(Em atualização)

As autoridades do Vietname lutam contra o tempo para tentar resgatar com vida um rapaz de apenas 10 anos do poço a que caiu no último dia de 2022, na província de Dong Thap, na região do Delta do Mekong. As tentativas de enviar cordas para poder puxar a criança revelaram-se infrutíferas, pelo que a alternativa encontrada pelas autoridades é amolecer o solo à volta, para puxar o poço aberto onde a criança caiu e tentar salvá-la.

O alerta foi dado ao início da tarde de dia 31 de dezembro e desde esse dia que não é possível estabelecer contacto com a criança, que desapareceu no interior de um poço aberto para receber um pilar de cimento, num estaleiro onde está a ser construída uma nova ponte. Três dias depois, não há qualquer indicação sobre o estado de saúde da criança e há mais de 200 profissionais envolvidos na tentativa de o resgatar.

De acordo com os media locais, Thai Ly Hao Nam estaria com amigos a tentar recolher sucata para mais tarde vender quando desapareceu no chão, sugado para o interior do poço de apenas 25 centímetros de diâmetro e 35 metros de profundidade. Num vídeo entretanto divulgado é possível ver o rapaz, na companhia de outras crianças, a desaparecer numa fração de segundo, quando caiu ao poço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta segunda-feira à tarde, as equipas de socorro no local introduziram uma câmara pelo orifício, para tentar localizar a criança, mas não conseguiram estabelecer contacto visual com Thai Ly Hao Nam que, depois de no sábado ter sido ouvido a pedir socorro, não mais voltou a conseguir fazer-se ouvir no exterior. Segundo a imprensa local, que cita os pais do rapaz, 10 minutos depois de ter caído ao poço a criança deixou de ouvir-se.

“Não consigo perceber como é que ele caiu neste pilar oco de betão, que tem um diâmetro de 25 cm de largura apenas, e foi empurrado 35 metros para o chão”, disse, ao jornal vietnamita Tuoi Tre News, Le Hoang Bao, o diretor do Departamento de Transportes da província de Dong Thap. Neste momento, serão já centenas as pessoas que trabalham no local para tentar retirar a criança com vida.

Desde sábado que as equipas de socorro estão a bombear oxigénio para o interior do poço. Os trabalhos de resgate têm consistido na perfuração e amolecimento do solo em redor do tubo, para que possa ser desenterrado e Thai Ly Hao Nam libertado.

“Estamos a tentar o nosso melhor. Ainda não podemos dizer a condição do menino”, disse na segunda-feira um socorrista à AFP.

Às 18h20 de segunda-feira (menos 7 horas em Portugal), Le Hoang Bao fez uma atualização aos jornalistas e explicou que as equipas de resgate já conseguiram soltar a maior parte das estacas de cimento que suportam o tubo onde o rapaz está preso — 31 de 36 metros já foram libertados, faltam apenas 5 metros. “De acordo com o plano, durante a noite vamos tentar derrubar estes 5 metros de terra. Nesta altura, estamos quase lá, vamos tentar terminar antes de amanhã de manhã.”

O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, pediu entretanto às equipas de resgate federais que se juntem aos socorristas locais, num tudo por tudo para salvar a criança.