Rui Laranjeira, namorado da secretária de Estado da Proteção Civil, foi nomeado coordenador da Proteção Civil do Barreiro – uma câmara liderada pelo socialista Frederico Rosa, de quem Patrícia Gaspar foi mandatária nas últimas eleições autárquicas. A notícia é avançada pela revista Sábado, esta quinta-feira, que salienta as ligações de Patrícia Gaspar, uma barreirense, com o PS local.
“Determino designar o licenciado Rui David Batista Laranjeira para desempenhar o cargo de coordenador municipal de Proteção Civil do Município do Barreiro, em comissão de serviço pelo período de 3 anos”, pode ler-se no ofício publicado a 22 de dezembro. Anteriormente, o namorado de Patrícia Gaspar – uma relação que é abertamente mostrada nas redes sociais – era diretor de segurança da Casa Ermelinda Freitas.
Rui Laranjeira tem direito a uma remuneração “equiparada ao de dirigente intermédio de 1º grau” da autarquia, um valor que não está publicado mas que a autarquia acabou por esclarecer, à revista Sábado, que de acordo com a tabela única aplicável à Administração Local, trata-se de um vencimento de 3.083,64 euros brutos mensais “sem direito a despesas de representação”. Cinco meses antes desta nomeação, acrescenta a Sábado, o mesmo cargo tinha uma remuneração inferior, já que era de dirigente intermédio de 3º grau.
Questionada, o Ministério da Administração Interna remeteu esclarecimentos para a câmara do Barreiro e garantiu que “não houve qualquer envolvimento da secretária de Estado da Proteção Civil” naquela nomeação.
Em entrevista à Rádio Observador, o autarca do Barreiro garante: “É totalmente mentira que Rui Laranjeira vá ganhar mais do que o antecessor!”. Frederico Rosa acrescenta ainda que a “tabela salarial está estabelecida” e que não altera valores por alta recreação. Questionado sobre se existe a hipótese de voltar atrás na escolha do namorado de Patrícia Gaspar para a coordenação da Proteção Civil do Barreiro, o autarca defende-se: “Percebo a celeuma, mas não posso prejudicar um profissional com um currículo notável, de 29 anos de carreira” por ser namorado de Patrícia Gaspar.
Oiça aqui a entrevista completa:
Autarca do Barreiro: “É mentira que namorado de Patrícia Gaspar vá ganhar mais do que antecessor”