A Rússia está a instalar sistemas anti-mísseis Pantsir-S1, capazes de intercetar ataques de aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro, no topo de edifícios estratégicos em Moscovo, ligados à administração ou à Defesa do país.

Vários vídeos e fotografias, postos a circular esta quinta-feira nas redes sociais, dão conta destas novas medidas de proteção implementadas — que sugerem que o Kremlin terá de alguma forma receio de ataques aéreos à capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o britânico Guardian, as imagens mostram um destes sistemas a ser colocado no telhado de um edifício de oito andares usado pelo Ministério da Defesa da Rússia, junto a uma das margens do rio que dá nome à cidade. E outro instalado no topo de um prédio, de alguma forma ligado ao Ministério da Educação, no distrito de Taganka, a cerca de dois quilómetros e meio do Kremlin.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministro do Interior da Ucrânia, também deu conta da situação esta quinta-feira nas redes sociais. “O Pantsir-1, um sistema de mísseis antiaéreos e armas, foi instalado em Moscovo, mesmo no telhado de um edifício de apartamentos”, escreveu no Twitter, para depois deixar no ar uma pergunta: “Porquê, alguém faz ideia?”.

Apesar de algumas publicações darem conta da instalação deste tipo de sistemas em edifícios oficiais de Moscovo desde os primeiros dias de 2023, foi justamente esta quinta-feira, véspera da reunião do chamado Grupo de Contacto para a Ucrânia, que os vídeos e fotografias começaram a ser publicados de forma massiva nos canais de Telegram pró-russos e noutras redes sociais.

Recorde-se que a reunião desta sexta-feira, na base aérea de Ramstein, na Alemanha, serviu exatamente para coordenar o fornecimento da ajuda dos 50 países que fazem parte do Grupo de Contacto a Kiev e que o Presidente Volodymyr Zelensky tem repetidamente pedido a entrega de tanques Leopard 2 e de aviões F-16 às forças ucranianas.

Fontes militares russas não confirmaram, até ao momento, a instalação deste tipo de sistemas. Mas, ainda de acordo com o Guardian, ao longo das últimas semanas foram vários os meios de comunicação russos a dar conta deste reforço de segurança em Moscovo, feito não apenas com recurso à montagem de sistemas anti-mísseis de curto e médio alcance, como os Pantsir, mas também de sistemas de mísseis de longo alcance S-400.

Entretanto, esta sexta-feira de manhã, Anton Gerashchenko voltou ao Twitter e ao tema, para partilhar um vídeo de outro sistema anti-míssil a ser instalado, agora fora da capital, mas ainda na região de Moscovo — e a apenas 10 quilómetros da casa do Presidente Vladimir Putin.

“O vídeo foi alegadamente captado a 6 de Janeiro perto da aldeia de Zarechye, no distrito de Odintsovo. Supostamente, é um Pantsir C1”, escreveu o conselheiro ucraniano.