É cliente da Vodafone, tentou abrir a aplicação da Netflix pelo menu da box e recebeu o aviso de que vai ficar sem acesso a este serviço de streaming no início de abril? Não é caso único.

“Vou deixar de ter Netflix na minha box”, é uma das mensagens disponíveis no fórum de apoio aos clientes da empresa. “Quando abro a aplicação da Netflix diz-me que esta box não suportará a aplicação a partir de abril”, continua a mesma cliente. Há clientes que viram a mesma mensagem, que têm em casa modelos de boxes mais antigos.

Um dos comentários de clientes no Fórum de ajuda da operadora

A operadora liderada por Mário Vaz diz este aviso é feito na sequência de uma decisão do serviço de streaming. “A partir de dia 31 de março, a Netflix vai descontinuar a app em alguns modelos de boxes do serviço de televisão”, diz fonte da empresa. “Assim, a Vodafone disponibiliza aos clientes modelos de tv box onde a Netflix se mantém funcional, permitindo a respetiva troca”, continua a mesma fonte. O Observador questionou a Netflix sobre o tema, mas até ao momento não foi possível obter resposta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Vodafone acrescenta que serão afetados “alguns modelos de TV box mais antigos” e que os clientes que tenham as boxes em questões vão ser informados através de “mensagens nas suas boxes e de campanhas SMS”. E, “dadas as especificidades do serviço de cada cliente”, a empresa sugere aos clientes que contactem o serviço de apoio ao cliente, através dos canais habituais.

A empresa argumenta ainda que, mesmo quem fique sem Netflix em abril devido à box que tem, poderá ter “acesso à plataforma de streaming a partir de outros dispositivos”.

Há diferentes formas de aceder à Netflix se quiser ver alguma série num televisor. Neste caso em concreto, os clientes da Vodafone têm esta opção de acesso através da box, possibilitando a subscrição de serviços como a Netflix, HBO Max ou Amazon Prime Video através da operadora. Além disso, há também canais dedicados na grelha para os diferentes serviços de streaming. Alguns dos pacotes contratualizados com os clientes têm já incluído o acesso a serviços deste género sem custos adicionais, mas também existe a possibilidade de subscrever através da box, o que faz com que a mensalidade seja cobrada através da fatura do pacote de telecomunicações.

Nowo desafia compradora Vodafone e garante que não aumenta preços

Na página da Netflix, existem várias opções de dispositivos que permitem o acesso aos conteúdos, incluindo através de set-top boxes, os equipamentos que são instalados pelas operadoras de telecomunicações. Embora nenhum dos links para os sites das operadoras funcione – são apresentados erros de página não encontrada – é referida a compatibilidade com os equipamentos da Meo e a da Vodafone. Há ainda a opção de aceder a este serviço através de dispositivos de streaming, como o Apple TV ou o Chromecast, ou outra bastante comum, através das smart TV – uma boa parte das marcas inclui já a aplicação da Netflix instalada no televisor.

No site da Vodafone, na área da TV box, está disponível uma comparação entre três modelos de box: a Box HD/4K, a Vbox 4K e a VboxPro 4K, o modelo mais recente. Na descrição das principais características, está também a compatibilidade com serviços de streaming. Nesta consulta, feita a 23 de janeiro, a Netflix aparece como compatível com todas as opções de boxes, enquanto o HBO Max e Amazon Prime Video só são compatíveis com a Vbox 4K e a VboxPro 4K.

Site Vodafone box

No site da Vodafone é possível ver uma comparação entre os diferentes tipos de boxes

A Netflix chegou ao mercado português em novembro de 2015, justamente com uma parceria com a Vodafone.

Reed Hastings abandona o cargo de CEO da Netflix e passa à presidência