Pelo menos três balões chineses sobrevoaram os Estados Unidos durante o mandato de Donald Trump como Presidente (2017-2021), declarou esta segunda-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

“Pelo menos em três ocasiões, os balões de vigilância da República Popular da China transitaram pelo nosso espaço aéreo. Direi que, segundo todos os indícios que temos, isso aconteceu durante breves períodos de tempo, nada parecido com aquilo a que assistimos na semana passada, em termos de duração”, indicou, num encontro com a imprensa.

A presença destes balões chineses em espaço aéreo dos Estados Unidos foi detetada durante o Governo do atual Presidente norte-americano, Joe Biden, em circunstâncias que Kirby não quis revelar, e não ficou claro que Trump tenha sido informado na altura em que os balões entraram em espaço aéreo norte-americano durante a sua Presidência.

É gigante, gerou um incidente diplomático e pode ser um aviso da China: o que se sabe sobre o enigmático balão espião?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não posso falar da consciência que havia no Governo anterior sobre estes factos. Posso dizer-lhes que descobrimos estes voos depois de chegarmos ao poder e não vou entrar em pormenores sobre como o fizemos”, acrescentou.

Através das redes sociais, Trump disse no domingo que, durante a sua Presidência, nenhum “balão de espionagem” chinês sobrevoou os Estados Unidos.

“Agora estão a publicar que a China enviou um balão durante o Governo Trump, para retirar a pressão existente sobre os tontos lentos de Biden”, comentou o ex-chefe de Estado norte-americano, acrescentando que a China “tem demasiado respeito” por ele, Trump, para que tal pudesse ter acontecido.