Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O líder milícia privada Wagner, Yevgeny Prigozhin, reagiu, na quarta-feira, ao envio de novo armamento do Ocidente para a Ucrânia nos próximos meses. Reconhecendo que isso pode dificultar a missão de Moscovo na conquista de novo território, o mercenário deixou um aviso sobre os tanques Leopard 2: “Vamos destrui-los com 100% de certeza”.

Numa entrevista à agência de notícias RIA, o fundador do grupo Wagner disse que ainda está a tentar entender como é as tropas leiais a Moscovo poderão destruir os tanques Leopard 2, que oito países europeus, incluindo Portugal, se comprometeram a enviar para território ucraniano. “Vamos entender como é que os podemos queimar”, referiu, algo que a ser ver é um “fator muito importante” para o sucesso da Rússia no terreno.

Para além disso, Yevgeny Prigozhin, que já tinha admitido que a Rússia cedo não celebrará a conquista da cidade de Bakhmut tão cedo, especificou agora que a localidade poderá ser tomada pelas forças de Vladimir Putin “entre março e abril”, ainda que ressalve que seja “muito difícil de prever”.

O líder do grupo Wagner sublinhou que o novo armamento que a Ucrânia receberá nos próximos meses do Ocidente pode dificultar a missão às tropas russas, que, para conquistar Bakhmut, devem “cortar as cadeias de abastecimento” ucranianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR