Um drone caiu na cidade russa de Kolomna, na região de Moscovo, confirmou o governador Andrey Vorobyov no Telegram. A queda aconteceu a cerca de 100 quilómetros da capital da Rússia e a 500 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, nas proximidades da aldeia de Gubastovo.

O incidente não causou feridos, nem danos materiais. Mas as autoridades consideram que o alvo seria “uma instalação civil” — um posto de distribuição de gás da Gazprom que ficava a curta distância do local onde o drono acabou por cair.

As imagens parecem ser de um UJ-22, um drone produzido pela empresa ucraniana UKRJET, com autonomia para viajar até um máximo de 800 quilómetros do ponto de partida. A identificação está a ser avançada por páginas dedicadas à aeronáutica, mas ainda não foi confirmada por fontes oficiais.

O governo não esclareceu a origem da aeronave. Mas a queda acontece no mesmo dia em que o Ministério da Defesa afirmou que o sistema de defesa do Kremlin abateu drones ucranianos nas regiões russas de Krasnodar, Surazh e Adigueia.

Neste momento, o Serviço Federal de Segurança está no local do incidente para investigar o caso, mas o governador garante que os residentes naquela região estão seguros. As imagens que estão a circular nas redes sociais mostram o drone partido em duas partes no solo, coberto de neve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR