Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Há uma nova arma no arsenal ucraniano que está a preocupar a Rússia. Como parte do novo pacote de 400 milhões de dólares (376 milhões de euros) de ajuda militar a Kiev anunciado esta semana pelos Estados Unidos, está prevista a chegada de um novo modelo de tanques, com capacidades móveis até agora fora do alcance das tropas ucranianas, e que poderão pôr em xeque as linhas russas.

Bruxelas em alerta depois de um email em russo ameaçar “ataques terroristas massivos” na UE

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do que é que estamos a falar? Do M60 Armored Vehicle Launched Bridge (AVLB). Trata-se, essencialmente, de um tanque M60 modificado, equipado com uma ponte portátil de 19 metros do comprimento. Esta ponte móvel permitirá às forças ucranianas atravessar facilmente rios, canais e outras barreiras naturais de que a Rússia tem dependido para manter a estabilidade das suas linhas.

Aliados a outros equipamentos, como munições de demolição e blindados para desobstruir caminhos, os AVLB assumem-se assim como outro claro sinal de que o exército ucraniano começa a assumir uma postura cada vez mais ofensiva no conflito.

A tecnologia remonta a 1963, tendo por base os tanques M60A1 do exército norte-americano, em uso desde a guerra do Vietname. A unidade de engenharia de combate tem a capacidade de construir uma ponte no terreno em apenas dois minutos.

Tanques M60 AVLB estão em uso desde a guerra do Vietname

Em comunicado citado pela revista Forbes, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos explicou em mais a sua utilidade tática. “Estes veículos estão pensados para acompanhar colunas de blindados e conceder-lhes a capacidade de atravessar rios, canais, valas e trincheiras”. A ponte é transportada no chassis do tanque e pode ser erguida em minutos. Uma vez que os veículos atravessem o obstáculo, a ponte volta a ser guardada e a coluna prossegue o seu caminho.

Os AVLB têm, no entanto, limitações. A sua natureza portátil torna-o útil para blindados mais leves e pequenos, mas não é eficaz no transporte de tanques de maior dimensão. A ponte tem um peso limite de 60 toneladas, o que significa que teria dificuldades em lidar com tanques de combate mais robustos, como os Leopard 2 ou os Abrams. Os EUA não revelaram o número exato de modelos AVLB que serão enviados para a Ucrânia.

Em todo o caso, representarão uma mais valia para a contraofensiva ucraniana. A Rússia tem dependido sobretudo de barreiras geográficas naturais, como corpos de água sem pontes para manter os territórios ocupados. O surgimento iminente de unidades móveis capazes de ultrapassar essas barreiras pode, deste modo, colocar novos desafios aos russos, e ser uma peça-chave para que a Ucrânia tome a iniciativa na guerra.

Biden e Scholz anunciam apoio a Kiev “enquanto for necessário”