Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

É um autêntico jogo de gato e rato: em Kharkiv, as forças de segurança ucranianas encontraram um soldado russo que terá permanecido escondido em edifícios abandonados da cidade durante seis meses, após a sua reconquista por parte da Ucrânia.

Bombardeamento russo em Kramatorsk mata uma pessoa. “O estado malévolo continua a alvejar a população civil”, diz Zelensky

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem, de 42 anos, foi detido na segunda-feira, durante uma operação de patrulha da polícia de Kharkiv nas regiões de Kupiansk-Vuzolvyi, tendo sido levado para uma esquadra em Kupiansk, a cerca de 100 quilómetros do centro de Kharkiv.

Em comunicado, a polícia de Kharkiv confirmou que o soldado, um residente da região de Moscovo, foi encontrado por uma unidade especial da polícia e detido, e que o próprio confessou ter estado escondido durante todo este tempo.

Durante a inspeção, foi descoberto que se tratava de um membro da 27.ª brigada de fuzileiros motorizados da Federação Russa. O detido disse que, após as Forças Armadas da Ucrânia terem libertado o Oblast de Kharkiv, ele se escondeu em edifícios abandonados do distrito”, pode ler-se.

Kharkiv, recorde-se, foi reconquistada pelas forças ucranianas em setembro, após meses sob controlo da Rússia. As tropas de Moscovo não foram capazes de dar resposta à contraofensiva-surpresa ucraniana, e acabaram por bater em retirada.

Para fugir ou reagrupar, as tropas russas deixaram Kharkiv. O que ficou para trás?

O homem agora encontrado terá sido separado da unidade a que pertencia, um dos milhares de soldados russos que ficaram para trás e acabaram detidos pela forças ucranianas.

As autoridades não avançaram, para já mais detalhes, mas, na segunda-feira o líder da Administração Militar Regional de Kharkiv comentou o caso e levantou a hipótese de o homem fazer parte de uma unidade infiltrada em território ucraniano. “As autoridades foram informadas da presença de um grupo de infiltrados russos na área, tendo instaurado um recolher obrigatório mais estrito, que decorrerá agora entre as 17h00 e as 6h30, para evitar possíveis baixas civis enquanto os soldados e a polícia procuram os infiltrados russos”, referiu Oleksandr Prokudin, citado pelo The Guardian.

A notícia surge na mesma semana em que as autoridades ordenaram a evacuação de Kupiansk, em resposta ao aumento dos bombardeamentos na região. No sábado, na sua habitual comunicação ao país, Volodymyr Zelensky afirmou que, só desde o início do ano, mais de 40 mísseis caíram sobre a região de Kharkiv.