Steve Kirsch, milionário norte-americano de 67 anos, conhecido por ser uma de duas pessoas responsáveis pela invenção do rato óptico, e um conhecido negacionista da Covid-19, tem sido notícia por uma proposta insólita que fez durante um voo.

Tudo porque ofereceu a uma passageira que viajava a seu lado 100 mil dólares (cerca de 94 mil euros) para retirar a máscara, como o próprio contou na sua página de Twitter.

Estou a bordo de um voo da Delta [companhia de aviação] neste momento. A pessoa ao meu lado em primeira classe recusou 100 mil dólares para retirar a máscara durante o voo. Não estou a gozar. Isto aconteceu depois de eu lhe explicar que não funcionam. Ela trabalha para uma empresa farmacêutica”, escreveu Kirsch na publicação.

Desde o início da pandemia, Kirsch tem sido criticado por espalhar desinformação sobre o vírus com várias declarações e publicações falsas, sobretudo no que às vacinas diz respeito — com várias declarações a acusar as vacinas de provocar mortes e infertilidade e de não protegerem contra a doença.

Na sequência de publicações, o norte-americano conta que começou com uma oferta de 100 dólares (cerca de 94 euros) e foi subindo a parada até chegar a uma última oferta milionária. Nas respostas, várias pessoas criticaram o episódio e a estranheza da proposta de Kirsch. “Estes tweets são tão estranhos… e se eles estivessem a ir visitar um familiar idoso ou uma pessoa imunocomprometida? Não conheces a história deles”, referiu um internauta.

Ao lono dos anos, Kirsch fundou várias empresas no setor da tecnologia. No início da pandemia, estabeleceu o Fundo de Tratamento Precoce à Covid-19 com o objetivo de financiar a investigação científica a possíveis tratamentos do vírus a partir de medicamentos pré-existentes, angariando mais de 4.5 milhões de dólares (cerca de 4.2 milhões de euros) para o projeto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR