Paul Rusesabagina, o homem que ficou conhecido por ter salvado a vida a mais de mil pessoas durante o genocídio no Ruanda e que inspirou o filme “Hotel Ruanda”, vai sair em liberdade este sábado, anunciou o governo do país esta sexta-feira.

Rusesabagina estava a cumprir uma pena de 25 anos de prisão por crimes de terrorismo. A decisão de ver a pena reduzida e ser agora libertada foi tomada na sequência de negociações intensas entre o governo de Paul Kagame e o executivo dos Estados Unidos da América. “Este é o resultado de um desejo comum de reiniciar a relação entre os EUA e o Ruanda”, confirmou no Twitter a porta-voz do Presidente, Stephanie Nyombayire.

De acordo com a agência Reuters, os Estados Unidos envolveram-se na negociação pelo facto de Rusesabagina ter residência permanente no país e por Washington considerar que o seu processo judicial não cumpriu os procedimentos de um Estado de Direito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O herói do filme “Hotel Ruanda” foi condenado em setembro de 2021 pela sua ligação ao grupo Forças da Libertação Nacional, braço armado do Movimento do Ruanda para a Mudança Democrática, partido a que Rusesabagina pertence. O ruandês sempre negou, contudo, ter ligações às ações violentas das Forças.

Rusesabagina será libertado com 19 outras pessoas a quem a sentença foi reduzida por perdão presidencial. “Sob a lei ruandesa, a redução da pena não extingue a condenação inicial”, alertou a porta-voz Yolande Makolo, citada pelo The Guardian.

Durante o genocídio dos Tutsis de 1994, Rusesabagina acolheu cerca de 1.200 pessoas no hotel onde trabalhava como gerente, mantendo-as a salvo. Em comunicado enviado à BBC, a sua família já reagiu à decisão: “Estamos contentes pela notícia sobre a libertação do Paul. A família espera reeencontrar-se com ele em breve.”