Dark Mode 46,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Genocídio

Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
ONG

Gâmbia. 10 organizações apoiam acusação de Myanmar

"A rápida adoção de medidas provisórias pelo tribunal poderá ajudar a impedir a continuação dos abusos em curso contra os rohingya em Myanmar", afirmou o diretor da Human Rights Watch.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Mundo

Erdogan rejeita acusações de genocidio a arménios

Os Estados Unidos consideraram esta quarta-feira como genocídio as mortes de arménios por parte do Império Otomano, I Guerra Mundial. Erdogan já reagiu e considera a tomada de posição "sem valor".
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Genocídio

Fotogaleria: 25 anos de genocídio do Ruanda

474
Há 25 anos escreveu-se no Ruanda uma das páginas mais negras da História. No espaço de 100 dias, foram mortas entre 800 mil a 1 milhão de pessoas. Recorde as fotografias de uma matança silenciosa.
Genocídio

As datas que devem pôr a Humanidade de guarda /premium

480
27 de Janeiro é o dia das vítimas do Holocausto e também o do fim do Bloqueio de Leninegrado, duas matanças que deveriam ter servido de vacina para sempre, mas cujo prazo de validade está a terminar.
Genocídio

Membros do Khmer Vermelho condenados por genocídio

372
Estima-se que cerca de 1,7 milhões de pessoas tenham morrido entre 1975 e 1979 no Camboja durante o regime maoísta, por causa de trabalhos forçados, doenças, fome e purgas políticas.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Ataques a rohingyas são crime contra a Humanidade

A enviada da ONU para a violência sexual declarou que os ataques do exército de Myanmar contra os rohingyas podem ser considerados genocídio - 620 mil já fugiram para o Bangladesh.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

376
Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Bnp Paribas

BNP Paribas acusado de cumplicidade de genocídio

O banco BNP Paribas está a ser acusado de "cumplicidade em genocídio, crimes de guerra e crimes contra a Humanidade". A queixa vem de três associações e o caso remonta aos massacres de 1994 no Ruanda.
Turquia

Genocídio na Arménia e falsificação da história

1100
Os regimes totalitários achavam que podiam reescrever a história e o turco pretende apagar 1,5 milhões de arménios mortos em 1915. Consentir na falsificação seria ofender de novo a memória das vítimas
Genocídio

Papa não está na Arménia em espírito de cruzada

Em resposta às acusações do vice-primeiro-ministro turco, o Vaticano afirmou que o Papa Francisco constrói pontes, e não muros, e não se pronunciou contra o povo da Turquia.
Arménia

Papa reza pelas vítimas de genocídio na Arménia

Apesar de a Turquia se recusar a aceitar o termo genocídio, o Papa rezou este sábado junto do memorial às vítimas do Império Otomano na Arménia.
Mundo

Ruanda. "Peixe graúdo" capturado 21 anos depois

Genocídio no Ruanda remonta a 1994 mas continua sem estar resolvido. A ONU anunciou esta sexta-feira que um dos nove suspeitos mais relevantes foi capturado no Congo. Ladislas Ntaganzwa tem 53 anos.
Conflitos Religiosos

Birmânia: "Provas sólidas" de genocídio

A perseguição sistemática da minoria muçulmana rohingya na Birmânia oferece "provas sólidas" para a qualificar como um ato de genocídio, conclui um estudo jurídico apresentado hoje em Banguecoque.
Mundo

"Fortes evidências" de genocídio em Myanmar

Os rohingya, minoria muçulmana em Myanmar, são perseguidos e alvo de ataques repetidos. Uma investigação diz que a onda de violência contra eles é planeada e incentivada pelo Governo de Myanmar.
Terrorismo

Os yazidi estão a sofrer um genocídio?

A forma como o Estado Islâmico tratou a minoria yazidi no Iraque pode ser considerada um genocídio, comparável ao executado pelos nazis contra judeus e pelos soviéticos contra a população Roma.
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
Massacre

Obama insiste que Srebrenica foi um "genocídio"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na sexta-feira que se "chame pelo nome" o "genocídio" de mais de 8.000 homens e rapazes muçulmanos de Srebrenica.
Tribunal Penal Internacional

UE espera detenção do Presidente do Sudão

A União Europeia afirmou hoje esperar que a África do Sul execute a ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente sudanês, que se encontra naquele país para participar numa cimeira da União Africana.
Genocídio

Os limites da discussão

363
Querer refutar as vantagens do genocídio é imoral. De facto, tudo o que fica daqueles que decidem mostrar aos genocidas que estão enganados é a memória da sua interacção com criminosos.
Arménia

O genocídio que está a separar o Papa da Turquia

153
O Papa falou do genocídio da Arménia, a Turquia não gostou e criticou as declarações. A 24 de abril cumprem-se os 100 anos do massacre e até Kim Kardashian está a chamar a atenção da data.
Papa Francisco

Declarações do Papa Francisco são "infundadas"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco considerou as declarações do Papa Francisco "infundadas". O representante do Vaticano na Turquia já foi chamado a Ancara.
Genocídio

Papa: Massacre na Arménia foi "genocídio"

633
Numa missa onde assinalava os 100 anos do assassinato de arménios durante a Grande Guerra, o Papa não se poupou na palavra "genocídio". A Turquia já pediu explicações.
Crime de Guerra

Srebrenica: ONU confirma condenação

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia confirmou a condenação a prisão perpétua do general Zdravko Tolimir, pelo genocídio no massacre de Srebrenica, em 1995,l.
II Guerra Mundial

Viveram 70 anos com Auschwitz na pele e na memória

685
Susan, Alexander, Sam, Josef, Susan e Edith sobreviveram a Auschwitz e ainda estão vivos. Na terça-feira, comemora-se o 70º aniversário da libertação do campo de concentração. Fotogaleria.
Nações Unidas

Palestinianos pedem adesão ao TPI

Representante palestiniano junto da ONU apresentou a carta oficial de pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional.
Mundo

Julgamento de líderes dos Khmer Vermelhos adiado

O julgamento por genocídio de dois antigos dirigentes dos Khmer Vermelhos foi adiado hoje por um tribunal do Camboja, apoiado pelas Nações Unidas, para janeiro de 2015.
Eleições Europeias

Neto de funcionário nazi contra extrema-direita

Aos 12 anos, soube que o avô era o comandante do campo de concentração de Auschwitz. Agora, está a fazer campanha para convencer os europeus a votarem contra a extrema-direita.
A página está a demorar muito tempo.