482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Genocídio

Bósnia-Herzegovina

TC bósnio proíbe negação do genocídio

O Alto Representante internacional recorreu aos seus poderes especiais para impor a lei que proíbe a negação do genocídio e dos crimes de guerra cometidos no país durante a guerra civil (1922-1995).
Genocídio

Ruanda. Ex-autarca condenado a 20 anos de prisão

Laurent Bucyibaruta foi condenado por um tribunal de Paris por cumplicidade no genocídio no Ruanda. Genocídio matou pelo menos 800 mil pessoas no país entre abril e julho de 1994.
Myanmar

Myanmar. Alerta para genocídio de lusodescendentes

AILD garante que, desde dezembro do ano passado, elementos da Junta Militar têm atacado as maiores aldeias de bayingyis, a minoria católica lusodescendente no país.
Guerra na Ucrânia

Lituânia acusa Rússia de genocídio na Ucrânia

Documento aprovado pelos 128 deputados do Seimas avaliou que forças armadas e mercenários russos cometeram crimes de guerra maciços em Bucha, Irpin, Mariupol, Borodianka e Gostomel.
Etiópia

Testemunho de ocultação de genocídio na Etiópia

A BBC refere que mais de uma dezena de testemunhas que denunciam crimes cometidas na guerra que opõe forças do governo do país às da Frente Popular de Libertação do Tigray.
Israel

Israel assinala genocídio de 6 milhões de judeus

O primeiro-ministro israelita considera que o mundo tem de deixar de comparar o Holocausto a outros acontecimentos históricos: "nenhum outro acontecimento na História foi mais cruel”, afirma.
Noticiário

19h. Zelensky convida Macron a visitar a Ucrânia

A reação do líder ucraniano depois de Macron se ter recusado a usar o termo genocídio. Ainda neste jornal, novo dia de confrontos entre a polícia e manifestantes palestinianos em Israel.
Gabinete de Guerra

"Termo 'genocídio' tem sido usado exageradamente"

O historiador Bruno Cardoso Reis concorda com cautela de Macron quanto ao uso do termo "genocídio". Já o militar Proença Garcia questiona: o que irá acontecer às armas doadas no pós-guerra?
Quénia

Kagame deixa críticas sobre o genocídio de Ruanda

O Presidente ruandês deixou uma crítica velada às políticas divisionistas das administrações coloniais alemã e belga, que deram origem ao discurso de ódio que, com o tempo, também motivou o genocídio.
Comunismo

O comunismo e a falsificação da História*

O nazismo e o comunismo são totalitários e, por isso, o Parlamento europeu condenou, por igual, os regimes responsáveis pelo Holocausto e pelo Holodomor.
Noticiário

7h. Ucrânia: MNE's reúnem-se esta manhã

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e Ucrânia reúnem-se esta manhã na Turquia; Presidente da Ucrânia classifica ataque a maternidade de "genocídio"
Fact Check

Líderes mundiais condenados por genocídio?

Publicação alega que líderes mundiais foram condenados por genocídio durante a pandemia. É falso.
África

14 anos de prisão por cumplicidade em genocídio

O Ministério Público tinha pedido 15 anos de prisão para Claude Muhayimana, de 60 anos, acusado de ter transportado soldados e milicianos hutu para locais de massacre da minoria tutsi.
Sudão

Sudão vai entregar ex-presidente ao TPI

Três antigos líderes do Sudão — incluíndo o ex-presidente Omar al-Bashir — serão entregues pelo Conselho de Ministros ao Tribunal Penal Internacional por "crimes contra a humanidade" e "genocídio".
Extremismo

Relembrando o genocídio de Srebrenica

Quando políticos dos nossos dias incitam ao ódio a determinadas minorias étnicas com o único objectivo de consolidar ou expandir posições de poder, eis um exemplo de como tudo isto acaba.
Palestina

Organizações palestinianas convocam greve geral

"Empresas, escolas, universidades e escritórios nos territórios ocupados" estão convocados para encerrarem portas na sequência do apelo do partido nacionalista Fatah.
Estados Unidos da América

Biden reconhece genocídio arménio

Joe Biden tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a usar a palavra "genocídio" em referência ao massacre de 1,5 milhões de arménios durante a Primeira Guerra Mundial pelo antigo Império Otomano.
Inglaterra

Londres pede a Pequim para dar acesso à ONU

Governo britânico comunicou à China que se de facto o genocídio dos uigures é uma mentira, então Pequim deverá permitir a entrada e o acesso total da ONU ao país para que seja "verificada a verdade".
Genocídio

Gerente que inspirou Hotel Ruanda julgado 

Na audiência do último dia 12, Rusesabagina comunicou a sua decisão de não comparecer mais em tribunal por acreditar que não terá um julgamento justo: "os meus direitos não estão a ser respeitados".
África

Primeiro-ministro da Etiópia reconhece atrocidades

"Foram cometidas atrocidades na região de Tigray". Nobel da paz e primeiro-ministro, Abiy Ahmed, admitiu crimes de guerra e a responsabilização dos soldados que violaram mulheres e mataram inocentes.
Holanda

Holanda reconhece genocídio dos uigures 

É o primeiro país europeu a assumir esta posição sobre a minoria étnica chinesa. Estima-se que mais de um milhão de uigures estejam internados e que as mulheres estejam a ser esterilizadas.
Apple

Fornecedor da Apple também na lista negra dos EUA

A chinesa O-Film, um dos fornecedores de componentes para os iPhone da Apple, foi adicionada à lista negra de Washington, que proíbe empresas do EUA de fazerem negócios com a empresa em questão.
Genocídio

Ucrânia, 1932-1933: genocídio? Um esclarecimento

A partir do Outono de 1932, os estalinistas decidiram impor medidas drásticas à Ucrânia e ao Cáucaso Norte que só poderiam resultar na morte pela fome de massas de ucranianos. Mas não foi um genocídio
Genocídio

Detido o "financiador do genocídio de Ruanda"

Multimilionário com relações estreitas com os extremistas que coordenaram o genocídio de Ruanda, Félicien Kabuga estava fugido há 20 anos. Foi encontrado a viver em Paris com uma identidade falsa.
Coronavírus

ONG denuncia "genocídio legislado" de indígenas

ONG denuncia invasão de terras indígenas no Brasil por madeireiros e garimpeiros a pretexto da pandemia de Covid-19, acusando o governo brasileiro de "genocídio legislado".
Comunismo

Holodomor: história de um genocídio esquecido

Este texto é sobre um genocídio mas não sobre o Holocausto. Fala da grande fome da Ucrânia – conhecida por Holodomor – um outro genocídio provocado por Stalin em 1932/33, mas praticamente desconhecido
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
ONG

Gâmbia. 10 organizações apoiam acusação de Myanmar

"A rápida adoção de medidas provisórias pelo tribunal poderá ajudar a impedir a continuação dos abusos em curso contra os rohingya em Myanmar", afirmou o diretor da Human Rights Watch.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Mundo

Erdogan rejeita acusações de genocidio a arménios

Os Estados Unidos consideraram esta quarta-feira como genocídio as mortes de arménios por parte do Império Otomano, I Guerra Mundial. Erdogan já reagiu e considera a tomada de posição "sem valor".
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Genocídio

Fotogaleria: 25 anos de genocídio do Ruanda

Há 25 anos escreveu-se no Ruanda uma das páginas mais negras da História. No espaço de 100 dias, foram mortas entre 800 mil a 1 milhão de pessoas. Recorde as fotografias de uma matança silenciosa.
Genocídio

As datas que devem pôr a Humanidade de guarda

27 de Janeiro é o dia das vítimas do Holocausto e também o do fim do Bloqueio de Leninegrado, duas matanças que deveriam ter servido de vacina para sempre, mas cujo prazo de validade está a terminar.
Genocídio

Membros do Khmer Vermelho condenados por genocídio

Estima-se que cerca de 1,7 milhões de pessoas tenham morrido entre 1975 e 1979 no Camboja durante o regime maoísta, por causa de trabalhos forçados, doenças, fome e purgas políticas.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Ataques a rohingyas são crime contra a Humanidade

A enviada da ONU para a violência sexual declarou que os ataques do exército de Myanmar contra os rohingyas podem ser considerados genocídio - 620 mil já fugiram para o Bangladesh.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Bnp Paribas

BNP Paribas acusado de cumplicidade de genocídio

O banco BNP Paribas está a ser acusado de "cumplicidade em genocídio, crimes de guerra e crimes contra a Humanidade". A queixa vem de três associações e o caso remonta aos massacres de 1994 no Ruanda.
Turquia

Genocídio na Arménia e falsificação da história

Os regimes totalitários achavam que podiam reescrever a história e o turco pretende apagar 1,5 milhões de arménios mortos em 1915. Consentir na falsificação seria ofender de novo a memória das vítimas
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.