A Guarda Costeira italiana informou esta terça-feira que ainda estão a decorrer operações de resgate de duas embarcações em perigo que transportam 1.200 migrantes no mar Mediterrâneo.

Os navios Peluso e Diciotti e barcos de patrulha da Guarda Costeira italiana estão a escoltar as duas embarcações no Mar Jónico (sul) devido às “condições proibitivas do mar”, afirmou a entidade na rede social Twitter.

Na segunda-feira, as autoridades italianas intercetaram um barco de pesca com 800 pessoas a mais de 200 quilómetros de Siracusa, na Sicília. No mesmo dia, foram lançadas operações de resgate de 400 pessoas que navegavam num barco de pesca ao largo do sudeste da Calábria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas últimas semanas, a Itália registou um aumento significativo no número de migrantes e refugiados que chegaram à costa sul do país, vindos do norte da África. Mais de três mi migrantes chegaram à costa italiana nos últimos três dias, de acordo com a ANSA.

Pelo menos dois migrantes mortos e 20 desaparecidos após embarcação afundar no Mediterrâneo

As chegadas de migrantes em Itália ascenderam a 28 mil nos primeiros três meses de 2023, mais 300 por cento em relação à 2022 [6.800 chegadas], e a este ritmo, as projeções apontam para 430 mil chegadas até ao final do ano, segundo a agência de notícias EFE.

O Governo italiano, segundo a mesma fonte, pretende acelerar as iniciativas para travar as partidas sobretudo da Tunísia e da Líbia.