O Organização das Nações Unidas (ONU) contou cerca de 8.500 civis mortos na guerra na Ucrânia, um registo que diz respeito apenas às mortes confirmadas e que não inclui outras perdas que possam não ter sido, ainda, contabilizadas (desde logo em zonas ocupadas pela Rússia).

Desde o início da guerra, a 24 de fevereiro de 2022, terão morrido, oficialmente, 8.490 civis na Ucrânia, a que se juntam 14.244 feridos. Destas mortes, 3.927 ocorreram nas regiões de Donetsk e Lugansk. Mas esta será apenas “a ponta do icebergue”, referiu a ONU num relatório divulgado esta terça-feira.

“O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos acredita que os números reais são consideravelmente mais elevados, já que a receção de dados vindos de zonas onde existe hostilidade intensa é muito atrasada e muitos dados estão à espera de mais confirmação”, lê-se no relatório.

“Isto diz respeito, por exemplo, a Mariupol (na região de Donetsk), Lysychansk, Popasna e Sievierodonetsk (na região de Lugansk), onde existe alegações de numerosas baixas de civis”, foi especificado.

Desde 2014 que o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos tem vindo a monitorizar o número de mortos civis na Ucrânia. A contabilização é feita com base em informações recolhidas junto de diversas, incluindo testemunhas e documentos oficiais, pela Missão de Monitorização dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR