O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública anunciou esta sexta-feira o cancelamento dos leilões de Bilhetes do Tesouro da próxima quarta-feira e do dia 17 de maio, resultado de uma situação de tesouraria mais favorável.

“Devido à situação de tesouraria favorável, o IGCP, E.P.E. decidiu cancelar os próximos dois leilões de BT [Bilhetes do Tesouro] dos dias 19 de abril e 17 de maio de 2023″, indicou em comunicado.

No programa de financiamento da República Portuguesa do segundo trimestre, o IGCP previa dois leilões de dívida de curto prazo: um de BT a 11 meses previsto para 19 de abril, com um montante indicativo de 500 milhões de euros; e um segundo de BT a 12 meses previsto para 17 de maio, com um montante indicativo de 750 milhões de euros.

Banco de Portugal. Dívida pública subiu para 279 mil milhões de euros em fevereiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A última emissão de dívida de curto prazo de Portugal teve lugar em 15 de março, quando colocou 723 milhões de euros em BT, montante abaixo do máximo indicativo, a seis e a 12 meses, a juros mais altos nos dois prazos face aos anteriores leilões comparáveis de janeiro.

No prazo de seis meses foram colocados 423 milhões de euros à taxa de juro média de 2,893%, superior à de 2,417%, verificada em 18 de janeiro.

No prazo de 12 meses, foram colocados 300 milhões de euros à taxa de juro média de 2,975%, também superior à taxa de 2,725%, verificada em janeiro.

Inflação. FMI avisa governos que devem resistir às “pressões” para aumentar a despesa pública