Vinte e oito horas e quarenta e dois minutos. Foi esse o tempo que, de acordo com a imprensa britânica, o filho mais novo do Rei Carlos III passou no Reino Unido para marcar presença na coroação do pai. Harry estava “com tanta pressa para voltar para casa”, escreve o Telegraph, que ainda usava as medalhas e o fato que levou para a cerimónia na Abadia de Westminster quando embarcou no voo das 15h45 da British Airways, que partiu de Heathrow rumo a Los Angeles.

“Coroação molhada, coroação abençoada”, mas o olhos estavam em William e Kate

Meghan Markle não o acompanhou a Londres, justificando a ausência por calhar no dia do aniversário do príncipe Archie. Para assinalar a data especial, Carlos III terá brindado ao neto durante uma celebração após a sua coroação, no Palácio de Buckingham. De acordo com o Daily Mail, terá mencionado no brinde “aqueles que não estão” e desejado “um aniversário muito feliz” a Archie, “onde quer que ele esteja”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Príncipe Harry vai à coroação de Carlos III, mas sem Meghan Markle

O voo de volta para a Califórnia descolou ainda antes do Rei e da rainha-consorte posarem para as fotografias oficiais da coroação. Harry não vai aparecer em nenhuma delas. Nos próximos tempos, é pouco provável que regresse ao Reino Unido ou que volte a encontrar-se com a família real.

Não ficou para subir à varanda de Buckingham e saudar a multidão que se reuniu em frente ao palácio, uma tradição da qual deixou de fazer parte quando se afastou enquanto membro ativo da família real. Também não pode usar o uniforme militar e, na Abadia de Westminster, foi colocado três filas atrás do seu lugar habitual, na mesma fila onde se sentou o príncipe André.

Uma tiara/escultura, os brincos de Diana, um colar da Rainha Victoria e vestidos brancos. Os looks de Kate e Camila na coroação

Harry tinha saído de sua casa em Montecito na tarde de quinta-feira, de acordo com o Telegraph, tendo percorrido num carro privado a distância de 160 quilómetros até ao aeroporto de Los Angeles. Embarcou num Boeing 777 que aterrou pelas 11h20 em Heathrow e dirigiu-se à sua antiga residência em Frogmore Cottage, em Windsor, onde passou a noite. Não viu William ou Kate, nem falou com o seu pai ou madrasta antes da cerimónia.

Harry devolveu os 2,7 milhões de euros em dinheiro público usado para remodelar Frogmore Cottage

Para a sua visita ao Reino Unido, contratou uma equipa de segurança da Scotland Yard. Pelas 9h30 de sábado, foi recolhido num BMW preto que o levou até à Abadia de Westminster, onde chegou 10 minutos antes do pai, às 10h38. Entrou com a princesa Beatriz, sua prima, e o marido, Edoardo Mapelli Mozzi.

“Boa sorte”, disse quando passou pelo arcebispo da Cantuária, com quem alegadamente manteve contacto mesmo depois de sair do Reino Unido. “Obrigada”, respondeu o arcebispo. Foi ele quem casou Harry e Meghan na capela de Saint George, em 2018.

O caso da tiara de Meghan. Memórias de Harry abrem novo capítulo sobre a polémica joia

Harry sentou-se então na sua fila, ao lado de Jack Brooksbanl, marido da princesa Eugenie, e atrás da princesa Ana. Esta ter-lhe-á contado uma piada, que foi recebida com um sorriso rasgado pelo sobrinho. Em contraste, William não trocou uma única palavra com o irmão ao longo de toda a cerimónia, segundo a imprensa britânica.

Durante a missa, Harry acompanhou a congregação nos votos: “Deus salve o Rei Carlos. Longa vida ao Rei Carlos. Que o Rei viva para sempre.” Quando terminou, a família real saiu da abadia para se dirigir a Buckingham e Harry e entrou num carro da equipa de segurança, tendo trocado a meio da viagem para um segundo veículo que o levou ao terminal 5 de Heathrow.

Chegou a Los Angeles pelas 18h30 e foi levado num Range Rover até Montecito, onde a festa de Archie já tinha terminado. Mas ainda chegou a tempo de dar um beijo de boa noite ao filho.

Harry e Meghan batizaram a filha na Califórnia, mas sem membros da família real