787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

À atenção do Bentley Continental GT. Eis o novo DB12

Este artigo tem mais de 6 meses

Para quem um Gran Turismo não basta, a Aston Martin propõe o Super Turismo DB12. O luxuoso coupé parece uma evolução do DB11, mas por dentro é a revolução. Sob o capot, um V8 com 680 cv Mercedes-AMG.

20 fotos

Possivelmente, não haveria forma mais eloquente para comemorar os 110 anos da Aston Martin e os 75 anos da denominação “DB” utilizada nos modelos do fabricante de Gaydon. Para animar a festa entra em cena, já a partir do 3.º trimestre, o novo DB12, um luxuoso coupé de 2+2 lugares que sucede ao DB11 e que, por fora, não esconde as semelhanças com o seu antecessor, assumindo uma linha estilística mais de continuidade do que de ruptura.

Isso muda radicalmente das portas para dentro, pois o habitáculo em nada se assemelha ao que conhecemos da Aston Martin. Ora, essa revolução interior continua a ser abafada por um V8 de origem Mercedes-AMG, com a (grande) diferença que a potência salta dos anteriores 510 cv para uns bem mais dinâmicos 680 cv, entre as 2750 e 6000 rpm, um aumento de 34%. O binário também sobe e o peso baixa, face ao DB11, pelo que o novo DB12 não se fará certamente rogado em disputar a clientela do seu rival e conterrâneo Continental GT Speed (W12 com 659 cv e 900 Nm). Até porque as melhorias introduzidas com este DB12 lhe permitem melhorar as prestações e, no processo, ombrear dignamente com o seu adversário da Bentley.

8 fotos

O Aston Martin continua a passar torque e potência penas às rodas de trás através de uma caixa automática de oito velocidades com conversor de binário, enquanto o Continental GT Speed recorre a uma transmissão com o mesmo número de relações, mas de dupla embraiagem e banhada a óleo, oferecendo tracção integral. No sprint de 0 a 100 km/h fazem jogo igual (3,6 segundos) e o coupé de Crewe consegue atingir uma maior velocidade de ponta (335 km/h versus 325 km/h), apesar de ser mais pesado (2273 kg contra 1788 kg).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com 4,725 m de comprimento, 1,980 m de largura e 1,295 m de altura, o novo Super Turismo da Aston Martin pouco muda de proporções face ao DB11, mantendo, aliás, exactamente a mesma distância entre eixos (2,805 m; menos 4,6 cm que o Bentley). Contudo, isso não o impede de beneficiar de uma série de alterações a nível da afinação do chassi, o qual usufrui de maior rigidez torcional (+7%).

6 fotos

E, para tornar o cocktail ainda mais delicioso de saborear ao volante, a Aston Martin trabalhou num ajuste mais directo para a direcção, montou barras estabilizadoras mais rígidas, novos amortecedores adaptativos e um diferencial traseiro electrónico. A cereja no topo do bolo é a borracha específica que reveste as jantes de 21 polegadas, 8 kg mais leves do que as anteriores de 20”. Para colar o DB12 ao solo, o coupé monta uns Michelin Pilot Sport 5S especialmente concebidos pelos franceses para este modelo, nas medidas de 275/35/ZR21 à frente e 325/30 /ZR21 atrás. O mais interessante é que a preocupação da Aston Martin chegou ao ponto de exigir a redução do ruído de rolamento, o que foi conseguido “enxertando” espuma de poliuretano na carcaça do pneu. Segundo a marca, isso baixa em 20% o ruído ouvido a bordo.

Com cinco modos de condução (GT, Sport, Sport+, Wet e Individual) para que o condutor predefina seu bel-prazer as emoções ao volante, o DB12 não se limita a acelerar. Na hora de travar, vem equipado de série com discos dianteiros de 400 mm à frente e de 360 mm atrás, neste caso perfurados para ajudar a dissipar o calor em solicitações mais intensivas. Opcionalmente, estão disponíveis travões em carbocerâmica que, além de mais resistentes ao desgaste quando sujeitos a um aquecimento de até 800ºC, permitem libertar o DB12 de 27 kg de massa suspensa, comparando com o equipamento standard.

Quanto ao interior espere o típico requinte da marca, na escolha dos materiais e na execução dos acabamentos, aliado ao luxo tecnológico.  A consola central projecta-se a partir do tablier e acolhe um ecrã de 10,25 polegadas com o mais recente sistema de infoentretenimento da marca. Dispensa cabos para a conexão com Android Auto ou Apple CarPlay, é actualizável over-the-air e suportado por um sistema operativo mais rápido e avançado, sendo o primeiro sistema do género a ser desenvolvido in-house. Mas nada como ver as diferenças entre o interior do DB11 e do novo DB12. Avalie por si mesmo:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora