A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam na terça-feira a campanha “Cinto-me Vivo”, que visa alertar os condutores para a importância de utilizarem de forma correta os dispositivos de segurança.

A Campanha, que se prolonga até à próxima segunda-feira, inclui ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, referem as autoridades, num comunicado conjunto. As ações de sensibilização da ANSR vão decorrer no continente e nos serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira.

GNR realiza “operação de fiscalização intensiva” de condução com álcool e droga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As operações de fiscalização pela GNR e PSP vão ter especial incidência em vias de acesso com elevado fluxo rodoviário, visando a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que diz respeito à utilização dos dispositivos de segurança.

Tanto a ANSR, como a GNR e a PSP lembram que “numa colisão frontal a 50 quilómetros por hora (km/h), um condutor com 70 quilos, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar“. Destacam também que o uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

“Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte“, referem aquelas autoridades.