O ex-congressista do Texas Will Hurd anunciou esta quinta-feira a candidatura às primárias do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos, alertando para a ameaça que constitui para o país a escolha de Trump como candidato.

“Se nomearmos um político fora-da-lei, egoísta e fracassado como [o ex-Presidente] Donald Trump, que perdeu a Câmara [dos Representantes], o Senado e a Casa Branca, todos sabemos que [o atual Presidente, o democrata] Joe Biden voltará a ganhar. Os Republicanos merecem melhor. Os Estados Unidos merecem melhor. É uma questão de bom senso”, sustentou o Republicano no vídeo de apresentação da candidatura.

Hurd junta-se, assim, à lista de candidatos que tentarão ser os escolhidos para representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2024, uma lista em que se encontram, além de Trump, o governador da Florida, Ron DeSantis, o ex-vice-presidente Mike Pence, o senador da Carolina do Sul Tim Scott e a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ron DeSantis promove “coligação de xerifes” dos Estados Unidos da América contra “colapso” da fronteira com México

Também na lista, estão o ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson, o ex-governador de Nova Jérsia Chris Christie, o empresário tecnológico Vivek Ramaswamy, o presidente da câmara de Miami, Francis Suárez, o apresentador de rádio conservador Larry Elder e o governador do Dakota do Norte, Doug Burgum.

Hurd foi agente clandestino da Agência Central de Informações norte-americana (CIA) e serviu como congressista na Câmara dos Representantes entre 2015 e 2021, pelo distrito 23 do Estado do Texas, que abrange a maior extensão da fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Enquanto ocupou esse lugar, foram notórias as suas críticas a Trump relacionadas com a política migratória por ele adotada. Hurd foi um dos quatro Republicanos da Câmara dos Representantes que em 2019 votaram a favor de uma resolução que condenava as mensagens racistas de Trump dirigidas, na rede social Twitter, a quatro congressistas Democratas.

Donald Trump prometeu “comida para todos” em restaurante de Miami, mas ninguém teve tempo de fazer qualquer pedido

“A alma do nosso país está sob ataque. Os nossos inimigos conspiram, criam o caos e ameaçam o sonho americano em território nacional, a imigração ilegal e a [droga sintética] fentanil fluem para o nosso país. A inflação, ainda fora de controlo, o crime e a falta de habitação aumentam nas nossas cidades, e os liberais não fazem nada”, afirmou.

Os Estados Unidos “necessitam de bom senso nestes tempos difíceis”, acrescentou.

A lista de candidatos Republicanos às primárias do partido é bastante maior que a dos Democratas, na qual o atual Presidente, Joe Biden, surge como favorito, dela constando igualmente a autora de livros de autoajuda Marianne Williamson e o advogado ambientalista Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do Presidente norte-americano John F. Kennedy (1961-1963).