Uma lançadora de pesos belga competiu na prova de 100 metros barreiras nos Jogos Europeus 2023, que estão a decorrer em Cracóvia, depois de a sua colega se ter lesionado. Se não o tivesse feito, a equipa seria desqualificada.
Jolien Boumkwo, de 29 anos, é especialista em lançar pesos e martelos — tendo já conquistado 12 títulos nacionais. No entanto, a atleta belga foi necessária na pista de corridas de velocidade depois de Anne Zagré, que deveria ter participado na competição, ter sofrido uma lesão de última hora.
Sem ninguém que a substituísse, uma vez que também Hanne Claes, corredora de 400 metros barreiras, estava lesionada, a lançadora de pesos aceitou o desafio, representando o seu país e evitando que fosse desqualificado da competição.
[Já saiu: pode ouvir aqui o penúltimo episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto episódios. ]
Numa série onde também estava presente a portuguesa Catarina Queirós (que ficou em sexto lugar com 13.43 segundos), Boumkwo terminou a prova em 32.81 segundos sem nunca derrubar nenhum obstáculo. A sua prestação permitiu à equipa arrecadar dois pontos que podem ser cruciais para a manutenção da Bélgica no torneio.
Sport is about more than ego ❤️
With their 100m hurdler injured & unable to compete, Belgium desperately needed someone to run to keep them from getting relegated.
Enter shotputter Joulien Boumkwo ????♀️
(via @EuroAthletics) | #EG2023 pic.twitter.com/vDdAPorySm
— Eurosport (@eurosport) June 24, 2023
Apesar de ter ficado em último, numa prova onde a espanhola Teresa Errandonea conquistou o primeiro lugar, a atleta foi aplaudida pelo público e cumprimentada pelas adversárias.
“Quando me pediram que competisse, eu imediatamente gostei da ideia, mas só com a aprovação do meu treinador”, disse Boumkwo, citada no The Telegraph, acrescentando: “Ele aceitou se eu fosse com calma e não corresse qualquer risco de lesão”.
“Às vezes fazemos obstáculos nos treinos, por isso sei como o fazer. Achei que foi uma experiência especial, porque, muito mais do que no lançamento do peso, tive a sensação de que toda a gente estava a olhar para mim“, explicou.
Também nas redes sociais os olhares se focaram na atleta, com muitos utilizadores a felicitarem a sua heroica prestação.
She’s a hero, she’s an icon, Jolien Boumkwo is the moment ????
This is what it looks like to do everything you can for your team ???? #Silesia2023 I @teambelgium https://t.co/VOEWHuWhIW pic.twitter.com/lLUd4uwgsC
— TOGETHXR (@togethxr) June 25, 2023