A dois meses do evento, a taxa de ocupação dos hotéis na cidade de Lisboa estava muito abaixo do que o setor prevê que ainda possa atingir na primeira semana de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ): segundo um inquérito feito pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), entre 2 e 16 de junho, a percentagem de reservas estava nos 59%, havendo a expectativa que atinja os 91%.

A JMJ realiza-se de 1 a 6 de agosto e a organização estima que poderá trazer a Portugal cerca de um milhão de pessoas. Uma das alternativas para o alojamento são as famílias de acolhimento ou espaços, como pavilhões e escolas, que estão a ser identificados pela organização. A hotelaria espera ser outra das opções para os peregrinos que vêm a Lisboa.

Segundo os hoteleiros inquiridos (111 no total), analisando a área metropolitana de Lisboa, a percentagem de reservas para a semana da Jornada situava-se, entre 2 e 16 de junho, nos 56%, mas a previsão é que atinja os 89%. Só na cidade de Lisboa, a percentagem de reservas, no mesmo período, era de 59%, esperando ainda alcançar os 91%.

Quanto ao preço médio para a semana da JMJ, segundo as respostas obtidas, deverá situar-se, em média, nos 219 euros na área metropolitana de Lisboa, valor que sobe para os 225 euros só na cidade de Lisboa. A maioria (63%) dos hoteleiros diz que os hóspedes vão ficar entre 3 e 5 noites. Vêm, sobretudo, de Espanha, outros pontos de Portugal, EUA, França, Brasil e Itália.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O inquérito foi realizado junto de 272 unidades associadas da AHP que operam na Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido obtidas 111 respostas (41%). O inquérito decorreu entre os dias 2 e 16 de junho de 2023, ou seja, a cerca de dois meses da JMJ.

Agentes do setor têm dito que, desde a pandemia, os viajantes estão, em termos gerais, a reservar alojamento mais em cima da data de chegada. Esse fenómeno poderá estar, também, a verificar-se na JMJ.

(notícia corrigida. As expectativas de 91% (em Lisboa) e de 89% na área metropolitana da capital são ainda esperadas e não uma projeção anterior)