O Presidente da República convocou o Conselho de Estado para o próximo dia 21 de julho, pelas 15h, no Palácio de Belém. Numa curta nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa faz saber que “a reunião abordará a análise da situação económica, social e política em Portugal.”

Esta reunião do órgão de consulta do Presidente da República acontece na sequência do prometido por Marcelo, depois do caso João Galamba e da declaração ao país que esse momento suscitou. E acontece no dia seguinte ao debate do Estado da Nação na Assembleia da República, onde comparecerá todo o Governo para prestar contas no final da sessão legislativa, antes das férias parlamentares.

Um dos temas que estará em análise, na reunião desta sexta-feira, é o relatório da comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP — que o PS aprovou de forma isolada. Na semana passada, depois de conhecida a votação, Marcelo admitiu: “A minha ideia é a seguinte: eu vou ler o relatório e, sobre esse tema, se eu tiver coisas a dizer, direi em primeiro lugar ao Conselho de Estado, que vai reunir daqui a uma semana. E, depois de dizer ao Conselho de Estado, conforme o que eu disser ou não ao Conselho de Estado, digo publicamente.”

TAP: Marcelo admite falar do assunto ao Conselho de Estado e publicamente

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR