O Rimac Nevera é o eléctrico de série mais potente e rápido do momento. Concebido e produzido pelo novo parceiro do Grupo Volkswagen, os croatas da Rimac – a quem os alemães ofereceram a Bugatti em troca da sua tecnologia –, monta quatro motores eléctricos (um por roda) que totalizam 1914 cv, oferecendo a capacidade de atingir 412 km/h de velocidade máxima e passar pelos 100 km/h ao fim de apenas 1,97 segundos. O Nevera anuncia, portanto, performances impressionantes que importava ver demonstradas na rampa de Goodwood.

A edição de 2023 do Festival de Velocidade de Goodwood permitiu não só ver o Nevera em acção, como perceber até que ponto conseguia ser mais rápido do que a concorrência, seja ela alimentada por bateria ou animada por motor de combustão. Na pequena rampa, pouco inclinada e ainda menos sinuosa, o Nevera necessitou apenas de 49,32 segundos.

412 km/h. Rimac é o eléctrico de série mais veloz do mundo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Subir Goodwood em menos de 50 segundos é um bom tempo, o que permitiu ao Rimac tornar-se no melhor eléctrico de produção em série – apesar dos 44,32 segundos do chinês Nio EP9, de que apenas foram fabricadas seis unidades e só para pista. Mas a realidade é que não há muitos adversários do mesmo calibre no mercado, se exceptuarmos o Pininfarina Battista que recorre exactamente à mesma base do Rimac. Até mesmo as berlinas desportivas, potentes mas sem ambições de se poderem bater com os hiperdesportivos, como o Tesla Model S Plaid, Lucid Air ou Porsche Taycan Turbo S, ainda não tentaram registar um tempo em Goodwood, preferindo um desafio mais respeitável como alcançar o melhor tempo no selectivo traçado de Nürburgring.

No Festival de Velocidade, ao precisar de 49,32 segundos para descrever as nove curvas e percorrer os cerca de 1,8 km da rampa, o Rimac Nevera não evitou ser batido pelo McLaren Solus GT, bem como outros superdesportivos mais baratos e populares, apesar de ter ultrapassado alguns outros, como o Ford Puma WRC, o Ferrari 488 Challenge ou o Porsche 911 GT2 RS Clubsport, como pode ver no vídeo abaixo: