O incêndio que deflagrou há sete dias em Rodes, na Grécia, continua ativo. De acordo com o Ekhatimerini, os ventos fortes que se fazem sentir na região estão a dificultar o combate ao fogo, que continua com três frentes ativas. Esta terça-feira, um avião de combate a incêndios despenhou-se na ilha de Evia, no sul do país. Os dois pilotos abordo morreram, avançou o The Independent.
Πτώση καναντέρ κατά τις προσπάθειες κατάσβεσης στην περιοχή του Πλατανιστού στην Κάρυστο.#ERTNews #ΕΡΤ #πυρκαγιά pic.twitter.com/J0ohmzQmMH
— ΕΡΤ (@ertofficial_) July 25, 2023
O canal televisivo grego ERT partilhou no Twitter um vídeo do avião, um Canadair CL-215, a lançar água sobre um incêndio antes de se despenhar numa encosta, seguindo-se uma explosão. O acidente ocorreu por volta das 15h00 locais (12h00 em Portugal). Segundo a Reuters, para o local foram mobilizados dois helicópteros numa operação de busca e salvamento
Segundo a Força Aérea grega, os dois pilotos, de 34 e 27 anos, morreram no acidente. “A perda das vidas de oficiais da Força Aérea e de operadores de aviões de combate a incêndios, no cumprimento do dever e enquanto tentavam proteger as vidas e os bens dos cidadãos, bem como o ambiente do nosso país, é profundamente triste”, lamentou o ministro da Defesa Nacional grego, Nikos Dendias, declarando três dias de luto.
“Os nossos pensamentos estão com as suas famílias e colegas, a quem apresentamos as nossas mais sinceras condolências”, acrescentou.
Um outro vídeo partilhado pelo canal televisivo Open mostra ainda os destroços do avião, rodeados de fumo.
Γενικό Επιτελείο Αεροπορίας: Πρόκειται για ένα από τα παλιά #καναντέρ που διαθέτει ο στόλος – Στο καναντέρ βρίσκονταν δύο χειριστές #OPENnews
Ρεπορτάζ: @GarantziotiGeo pic.twitter.com/w5GPZb2iZH— OPEN News (@OpenNewsGr) July 25, 2023
O incêndio em Rodes é atualmente aquele que está a causar mais preocupação às autoridades do país. Durante o fim de semana, foram retiradas cerca de 20 mil pessoas da ilha grega. Segundo o ministro grego das Alterações Climáticas e da Proteção Civil, “esta foi a maior evacuação no país devido a um incêndio”.
Até segunda-feira à tarde, as operadoras de turismo levaram mais de 2.000 turistas para a casa, principalmente para o Reino Unido, Alemanha e Itália, em 17 voos, informou o Ministério dos Transportes grego. De acordo com a Reuters, os voos de repatriamento deverão continuar esta terça-feira.
Incêndios em Rodes levam à maior operação de evacuação de sempre e voos suspensos
As chamas estão a ameaçar várias localidades nas zonas sul e norte da ilha. Pelo menos dez casas ficaram danificadas quando o incêndio se aproximou de Asklipio, no sul, onde os hotéis tiveram de ser evacuados durante o fim de semana.
Houve ainda um reacendimento em Laerma, uma localidade no centro de Rodes que sofreu danos graves devido aos fogos na ilha, referiu o Ekhatimerini, e perto das aldeias de Gennadi e Vati, no sudeste de Rodes, onde centenas de bombeiras lutaram contra as chamas.
Rodes vai permanecer sob alerta esta terça-feira, referiu o Independent, um dos vários jornais britânicos que têm estado a acompanhar de perto a situação na Grécia devido ao elevado número de turistas do Reino Unido no país. A Proteção Civil grega também alerta vermelho para Creta. O resto do país encontra-se sob alerta amarelo, o segundo numa escala de cinco.
A União Europeia enviou 500 bombeiros, 100 carros para combate a incêndios e sete aviões de 10 Estados-Membros para a Grécia. Também a Turquia, Israel e Egipto enviaram ajuda, avançou o The Washington Post.
Atualizada às 17h06 com a informação da morte dos pilotos na sequência da queda do avião de combate a incêndios