Depois de Espanha, a Grécia. A tempestade Daniel, que se formou no mar Jónico, afetou grande parte do país, com chuvas torrenciais, que causaram inundações e derrocadas das quais resultaram já uma vítima mortal. Foi encontrado o corpo de um criador de gado em Agios Georgios, na ilha de Corfu, escreve o jornal grego Ekathimerinihe, que terá morrido devido ao colapso de uma parede.

Os meteorologistas falam de um fenómeno raro — mas que se vai tornar cada vez mais frequente no Mediterrâneo devido às alterações climáticas —, que fez com que chovesse entre 800 a mil litros por metro quadrado em zonas como Zagora, Portaria e Volos.

O mesmo jornal refere que vários automobilistas ficaram presos dentro das viaturas nas ruas de localidades como Lambraki, Dimitriados, Iasonos, Argonafton, Larissis e Athinos, devido à subida das águas. Há registo de um homem desaparecido em Volos, quando o automóvel onde circulava foi arrastado pela água. O porta-voz dos bombeiros, Ioannis Artopoios, indica que “o filho conseguiu sair do carro, mas que o pai foi arrastado e que está em curso de uma operação de buscas”, cita a Reuters. 

Em Volos, a força da água fez com que uma ala de um lar de idosos colapsasse, sem registo de feridos. O jornal Ekathimerini escreve que o lar, que tem 94 idosos, está a ser evacuado por questão de precaução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A força da tempestade Daniel até já levou à criação de trombas de água — um tornado que se forma sobre grandes corpos de água. Nas redes sociais, está a ser partilhado um vídeo deste fenómeno em Evia.

https://twitter.com/WxNB_/status/1698999784189665730

O mau tempo não se fica só pela Grécia e estende-se já a outras zonas do centro da Europa, como a Bulgária.

Mas a situação meteorológica na Europa não é toda igual. Enquanto a Península Ibérica também ainda está sob muita chuva (a frente húmida que inundou Espanha e parte do norte de Portugal juntou-se aos restos do furacão Franklin e manterá o tempo instável e chuvoso até meio da próxima semana), há uma onda de calor no centro da Europa e o ciclone Daniel mantém de Itália para a frente também debaixo de água.