A Tesla possui a maior rede de postos para recarregar baterias de alta potência, tanto nos Estados Unidos da América como na Europa, tendo já superado as 50.000 unidades no global e 10.000 só em solo europeu. Os Superchargers, assim são denominados os seus carregadores em corrente contínua (DC), forneciam 150 kW na primeira geração, para depois evoluírem para 250 kW (que já existem em Portugal), com o construtor a estar agora no processo de lançar os novos V4, os carregadores de 4.ª geração capazes de fornecer uma potência de 350 kW. O equipamento é construído pela própria Tesla e constitui uma das suas áreas de negócio, tal como a venda de energia. A produção de Superchargers tornou-se agora ainda mais interessante, depois do negócio celebrado com a BP.

Rede europeia da Tesla supera 10.000 Superchargers

A petrolífera britânica possui uma rede de postos de carregamento em DC, que explora através da marca BP Pulse e que, depois do Reino Unido, já alargou aos EUA. E é precisamente para estas estações dedicadas a veículos eléctricos do outro lado do Atlântico que a BP adquiriu uma quantidade não especificada de Superchargers, no valor de 100 milhões de dólares. O acordo, que foi alvo de um comunicado por parte de ambas as empresas, tem como finalidade “o reforço da rede de carga ultra-rápida nos EUA da BP Pulse”.

Os Superchargers serão fornecidos com as mesmas especificações dos V4 da Tesla, mas com um aspecto exterior diferente. Os cabos destes postos da BP Pulse montarão nas extremidades as tomadas Magic Dock, que tanto servem os modelos que recorrem às CCS Combo como às da Tesla, e que entretanto têm sido adoptadas por vários outros fabricantes de veículos para o mercado norte-americano.

“A venda do nosso sistema de carga ultra-rápida é um novo passo para nós, mas um que pretendemos expandir para nos ajudar a suportar a nossa missão, que consiste em acelerar a transição rumo à energia sustentável”, declarou a responsável pela infraestrutura da Tesla, Rebecca Tinucci. A entrega dos carregadores à empresa britânica irá começar em 2024.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR