901kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estudantes barricados em edifício da FCSH. Faculdade garante que aulas estão a decorrer normalmente

Este artigo tem mais de 1 ano

Greves climáticas estudantis prosseguem e na FCSH vários alunos fecharam o edifício e barricaram-se no interior do mesmo. Fonte da faculdade garante que edifício está aberto e aulas a decorrer.

Vários estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, anunciaram em comunicado que fecharam um dos edifícios às 8h00 desta sexta-feira e mantiveram-se no interior do mesmo. Fonte oficial da faculdade assegura que o edifício não está fechado e que aulas estão a decorrer com normalidade, realçando que apenas uma das quatro portas do edifício está fechada e que os restantes alunos circulam pelos outros acessos.

Em comunicado, os estudantes justificam tratar-se de um “protesto contra os combustíveis fósseis” e reivindicam “o fim ao fóssil até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025”, com o objetivo de este ser “o último Inverno de gás em Portugal”.

“O colapso climático está eminente, todos os relatórios científicos dizem que temos de mudar agora e rapidamente, ou será tarde demais. Os desastres climáticos são cada vez mais frequentes e continuamos a agir como se nada fosse. Isto é uma emergência e tem de ser tratada como tal.”, refere Beatriz Xavier, porta-voz da Greve Climática Infantil.

A porta-voz descreve os ativistas climáticos como “o alarme de incêndio” que está a avisar que é preciso “parar para nos podemos salvar”. “Não podemos continuar a ignorar enquanto o fogo se alastra e estamos a ficar sem tempo”, realça, frisando que é preciso “ter coragem e determinação para soar o alarme”.

No início da semana, a PSP deteve seis estudantes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, que tinham a intenção de passar a noite no local num em “protesto pacífico”. O grupo resistiu de forma a manter a ocupação, mas acabou por ser retirado da faculdade e detido por volta da 1h00 e terça-feira.

Notícia atualizada com fonte da faculdade a confirmar que o edifício não está totalmente fechado.

PSP deteve seis estudantes na Faculdade Ciências Sociais e Humanas de Lisboa que ali tentavam pernoitar pelo fim dos combustíveis fósseis

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.