913kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido de Putin lança "app" para monitorizar voto dos trabalhadores da função pública

Este artigo tem mais de 6 meses

"App" diz querer combater abstenção e irá mostrar aos eleitores estatais onde fica a urna mais próxima. Depois, o objetivo é que os trabalhadores informem a app quando tiverem votado.

GettyImages-2039118591
i

Pela primeira vez, as urnas estarão abertas durante três dias, do dia 15 ao dia 17 de março. Vencendo as eleições, Putin mantém-se na presidência da Rússia até 2030

AFP via Getty Images

Pela primeira vez, as urnas estarão abertas durante três dias, do dia 15 ao dia 17 de março. Vencendo as eleições, Putin mantém-se na presidência da Rússia até 2030

AFP via Getty Images

Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

O objetivo, de acordo com o partido de Vladimir Putin, é combater a abstenção e levar os russos às urnas nas próximas eleições. O partido Rússia Unida criou uma app de telemóvel que diz querer “facilitar e incentivar” o processo de voto dos trabalhadores do setor público na Rússia. A app usa as funcionalidades de GPS incorporadas no telemóvel, para ficar a saber qual é a urna mais próxima onde se podem dirigir nestas eleições que têm início dia 15 de março.

A ideia é que, nas urnas, os trabalhadores informem a plataforma quando já tiverem votado, para que então o partido de Putin possa monitorizar estes dados e saber o que esperar dos resultados finais das eleições.

Um vídeo produzido pelo partido incentiva fortemente a adesão do setor público ao serviço e refere que a app é uma “ferramenta de controlo” destinada a ajudar as autoridades. A “GEO-SMS” não está aberta a todos – só os trabalhadores da função pública a podem descarregar.

O movimento de defesa pelos direitos dos eleitores GOLOS, publicou o vídeo publicitário na rede social Telegram.  “Após o download, deve comparecer no seu local de votação, ativar a geolocalização e clicar no botão ‘Votar’. Depois disso, o sistema vai refletir que completou a tarefa atribuída pelo chefe”, pode ler-se na publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A organização pede ainda que se alguém for forçado a aderir deve informar o GOLOS.

Pela primeira vez, as urnas estarão abertas durante três dias, do dia 15 ao dia 17 de março. Vencendo as eleições, Putin deverá manter-se na presidência da Rússia até 2030.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.